Braçonortense está a um passo da seleção brasileira paralímpica

Liliane Dias

Braço do Norte

O sonho da maioria dos atletas é representar o Brasil e entrar para a história no esporte de sua categoria. Para a paratleta Laiza da Silva Cipriano, de 15 anos, este sonho está cada vez mais perto da realidade. 

A braçonortense recebeu esta semana um convite do Comitê Paralímpico para participar do 1º Camping Escolar 2020. Com este convite, a paratleta fica ainda mais perto do sonho de entrar para a seleção brasileira. Ao todo serão 117 atletas do Brasil em treinamento e preparação. Para a catarinense que pratica o vôlei sentado, essa é uma oportunidade também para ser avaliada.

A viagem está marcada para janeiro e Laiza vai acompanhada de sua mãe, Mabel da Silva. “Estamos muito feliz e orgulhosos por ela poder representar a nossa cidade e de Santa Catarina”, emociona-se.

A paratleta que iniciou a sua carreira no esporte há apenas dois anos contou com todo o apoio da família e um incentivo especial da treinadora Jane Neves Pereira. “Dona Janinha sempre acreditou no potencial da minha filha. Sempre dizia que ela podia mais”, lembra Mabel.

Para a treinadora este pode ser o começo de um grande futuro. “Procuro treinar eles em várias modalidades apesar das condições de algumas ser bem precária como o vôlei sentado, por exemplo, mas graças a Deus sempre conseguimos grandes talentos. A equipe brasileira está em busca de talentos. A seleção catarinense precisava de atleta para fazer parte da equipe de vôlei, me comprometi com três dos meus e aí está o resultado”, detalha.

Os treinos de Laiza são pela Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte (Asespp). Janinha acrescenta que a meta da instituição é treiná-los em outras modalidades também. “Nosso foco maior é no atletismo, mas como no paralímpico existem várias modalidades buscamos sempre prepará-los para outras modalidades trabalhando de forma recreativa”, detalha.

“Acreditamos que com exemplos como o da Laiza, outros jovens possam se inspirar. Esse é apenas o começo do nosso trabalho e da Asespp”, conclui.