Karatê: Braço do Norte é destaque na região

Arquivo Pessoal/Divulgação/Notisul
Arquivo Pessoal/Divulgação/Notisul

Braço do Norte

A Terceira Etapa do Campeonato Estadual de Karatê ocorreu no último sábado (17) em Bombinhas. Na disputa, Letícia Matuchaki Marcelino, conhecida como Ruivinha do Karatê, 9 anos, conquistou as medalhas de primeiro lugar em kata (apresentação) e também em kumite (luta). 

Em Tubarão, na semana anterior, o destaque foi em dose dupla no Karatê. Ruivinha e sua irmã Ana Karolina Matuchaki Marcelino, conhecida como Ruda Karateca, 20 anos, participaram do Campeonato Amigos do Sul em Tubarão, organizado pela Academia Impacto, que contou com mais de 230 atletas caratecas.

Ruivinha conseguiu se classificar em primeiro lugar tanto no kata (apresentação) quanto no kumite (luta). Sua irmã Ruda Karateca ficou em primeiro lugar em kata (apresentação) e em segundo lugar em kumite (luta). 

O início da carreira de Ruivinha, aos 6 anos, se deu graças a um projeto que surgiu no bairro Floresta onde mora. O projeto Estendendo a Mão conta com várias oficinas como basquete, dança, volei, futsal e o karatê. 

“Meu pai me questionou se eu gostaria de fazer dança, eu disse que preferia o karatê”, revela a atleta.

 Como demonstrou talento e vontade, recebeu o convite para treinar em academia e tentar participar de campeonatos. “Comecei e meu sensei, o Romildo Anfilóquio, disse ao meu pai que eu tinha talento. Foi então que iniciei os treinos na Associação de Karatê Braçonortense”, detalha.

Por meio da Ruivinha que sua irmã iniciou os treinos. “Ela já gostava do esporte, mas não tinha tido chances ainda.Recentemente nós duas participamos do Campeonato Amigos do Sul na cidade de Tubarão”, finaliza.