Ciclistas do Vale Europeu preparam tour no litoral de Jaguaruna

Jaguaruna

O cicloturismo é uma das modalidades de turismo em pleno desenvolvimento no país e tem crescido expressivamente nos últimos anos. O Vale Europeu, em Santa Catarina, foi um dos pioneiros a apostar na modalidade. 

A implantação da rota cicloturística na região no médio vale do Itajaí, composta por nove municípios, hoje apresenta forte expressão na economia local. Na região Sul de Santa Catarina, nos municípios que compõe a instância de governança do Encantos do Sul, esta aposta também começa a despertar para a modalidade. 

Nesta semana, um grupo de ciclistas da região do Valeu Europeu passarão pelo litoral de Jaguaruna. O passeio programado pelo funcionário público Marcos Patriani, de Blumenau, contará com 28 participantes. Eles irão se deslocar do Vale em um ônibus fretado, até a cidade de Torres (RS), onde dará início ao pedal.

O trajeto a ser percorrido pelo grupo vai da cidade gaúcha a Imbituba, entre esta sexta-feira (16) a domingo (18). No litoral de Jaguaruna, o grupo passará durante o dia de sábado, e chegará à tarde no Balneário Arroio Corrente. Do domingo pela manhã, seguem o pedal. 

Patriani descobriu a região em 2016, pedalando com um amigo. Em 2017, fez um tour com a esposa. Desde então, sempre desejou voltar à região com um grande grupo de amigos. “Achamos a região muito bonita, lugares fantásticos, acredito que este passeio será uma experiência única”, ressalta.

Circuito Cidade das Praias

O circuito Cidade das Praias é uma rota integrada com os municípios do Encantos do Sul. Quatros circuitos passaram a fazer parte deste roteiro. Desafio de Anita na região de Laguna, Vale das Águas na região de Gravatal, Rota das Baleias na região de Imbituba e na comarca de Jaguaruna, o traçado do Circuito Cidade das Praias possui 133 quilômetros, incluindo os municípios de Treze de Maio e Sangão. 

O trajeto contempla as diversidades litorâneas aliadas com o turismo rural e religioso dos três municípios. “É uma rota com bons atrativos para o cicloturista, pois em poucos dias de pedal é possível unir bons desafios, contemplando as belezas do litoral com as diversidades do interior em estradas, na sua maioria com pouco movimento de automóveis e com acesso a produtos e atendimento diretos da agricultura familiar”, pontua Jorge Pereira, proponente do projeto.

O lançamento oficial do projeto ocorrerá no dia 3 de novembro em um grande passeio ciclístico em Jaguaruna. O evento também fará a abertura da temporada de veraneio do município. As inscrições já contam com cerca de 100 inscritos de 14 cidades, e podem ser feitas no site riscozeroadventure.com.br.