Novos talentos têm incentivo à prática de esportes em Tubarão

Tubarão

Com o intuito de ensinar e formar jovens cidadãos pelo futebol, além de descobrir talentos para clubes profissionais, que possam seguir carreira, a Associação Recreativa e Cultural Amigos do Futebol Tubaronense (Amfut), abre peneiras e disponibiliza vagas para adolescentes que tenham interesse no esporte.

Fundada em abril de 2017, a instituição atende, de forma gratuita, meninos entre 13 e 17 anos. Atualmente, são 80 alunos divididos em quatro turmas com 20 cada. O projeto tem cunho na formação educacional e não tem fins competitivos. Por isso, participam de festivais de futebol promovidas pela associação ou por entidades com características semelhantes. “Jogos com escolas de outras Estados são importantes para analisar o nível técnico do nosso trabalho”, explica o professor de Futebol da Amfut, Marcio Rocha. 

 

Durante o ano, a Amfut abre peneiras e o número de alunos é limitado. “Caso a turma já esteja cheia, o estudante é colocado em lista de espera. Os grupos são divididos por faixa etária: de 13 a 15 anos e de 15 a 17 anos, nos períodos matutino e vespertino”, detalha o presidente da instituição, Nadirlei Piuco.  

As aulas têm duração de duas horas e ocorrem de terça a sexta-feira, sendo três sessões para as turmas matutinas (terças, quintas e sextas) e duas sessões para as vespertinas (terças e quintas). Os festivais têm finalidade integrativa. Os alunos que se destacam são encaminhados para equipes de formação (competitivas). “Vale ressaltar que nosso projeto não prevê disputas, mas, sim, formação educacional pelo futebol. Portanto, todos que se destacam são encaminhados a clubes de rendimento da região”, finaliza Piuco.