Talento da terra: paratleta de Capivari de Baixo é ouro na maior competição brasileira

O paratleta de halterofilismo de Capivari de Baixo, Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, não poderia ter iniciado melhor na maior competição nacional da modalidade: o Circuito Brasil Caixa Loterias. Representando Santa Catarina e o próprio município, Zico conquistou o primeiro lugar em sua categoria (até 72 kg), na primeira etapa da competição, realizada no último fim de semana, em João Pessoa, capital da Paraíba. 

Foi um resultado para elevar ainda mais a autoestima, que já não andava baixo depois da conquista da sexta colocação no Mundial de Halterofilismo realizado em fevereiro, em Dubai, que reuniu atletas de 40 países. Com o resultado, Zico subiu da 11ª colocação para a 9ª no ranking mundial de paratletas de até 72 kg. 

Como o atleta está de olho nos Jogos Paralímpicos do Japão, em 2020, será preciso superar seu desempenho se quiser classificar-se. Para conseguir uma vaga nesta competição será necessário estar entre os oito primeiros colocados. Zico terá três oportunidades para buscar a superação e melhorar seus índices:  o Campeonato Mundial no Cazaquistão, em julho deste ano; o Campeonato Panamericano, no Peru, em outubro de 2019; e os Jogos Abertos do México, no primeiro semestre de 2020.

Portanto, o Circuito Caixa não conta pontos para a classificação para os Jogos Paralímpicos, mas sem um bom desempenho no Circuito será improvável chegar entre os oito melhores do mundo e à classificação para os Jogos, a maior obsessão do atleta nos últimos tempos.