60 medalhas foram conquistados por nadadores tubaronenses

Letícia de Oliveira

Blumenau

A Associação Tubaronense de Natação (ATN) participou durante o último fim de semana no Campeonato Catarinense de Inverno em Blumenau. Tubarão teve 28 nadadores competindo nas categorias Infantil, Juvenil, Junior e Sênior. Foram atletas a partir dos 13 anos que conquistaram 60 medalhas para a Cidade Azul.

As provas foram realizadas no Complexo Aquático do Sesi. O evento recebeu 355 atletas de 18 clubes do Estado. O Campeonato acabou com a equipe de Tubarão em terceiro lugar geral no feminino e na quarta colocação no masculino. O resultado foi obtido após a conquista de 20 medalhas de ouro, 24 de prata e 16 medalhas bronzeadas. A equipe ainda teve a atleta Letícia de Carvalho Dias com melhor índice técnico na categoria Juvenil 2. 

Os técnicos Eduardo Morini e André Lemos acompanharam os nadadores. Eduardo ressaltou os resultados. “Com o empenho e comprometimento de todos, mais uma vez os atletas se superaram e deixaram a equipe entre as melhores do Estado”, comentou.

Sobre o campeonato, o treinador André destacou o nível dos atletas. “Foi uma competição de um alto índice técnico, tendo em vista que muitos atletas estão em reta final de preparação para o Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Principalmente os atletas das categorias Júnior e Sênior, que brigam por medalhas no Jasc, acabam utilizando essa competição como reta final de treinamento para pegar ritmo de prova”, explicou.

Os atletas de Tubarão também vão participar do Jasc e cerca de 20 nadadores vão também se prepararam para a competição estadual. “Quase toda a equipe vai para o Jasc. Mesmo os atletas que são mais jovens e sem chances de medalhas, a gente sempre encaixa em uma prova para eles nadarem e pegarem experiência em uma competição de alto nível”, fala André.

A próxima competição dos nadadores tubaronenses será Estadual Absoluto disputado em Palhoça no próximo mês de agosto. A ATN recebe o apoio da Fundação Municipal de Esportes.