Mormaii Big Wave 2018: Evento foi confirmado para esta segunda

Fábio Gouveia em uma bomba na Praia do Cardoso, em Laguna  -  Foto: James Thisted/Divulgação/Divulgação/Notisul
Fábio Gouveia em uma bomba na Praia do Cardoso, em Laguna - Foto: James Thisted/Divulgação/Divulgação/Notisul

Laguna

Nesta segunda-feira rola o Mormaii Big Wave 2018, evento de ondas grandes na remada na Praia do Cardoso, na ilha do Farol de Santa Marta, em Laguna. Uma ondulação gigante formada por um ciclone extratropical está prevista, marcando em torno de 3,5 metros de ondas, com 13 segundos de intervalo. A primeira bateria iniciará as 8h.

Sendo assim, o swell atingiu o tamanho mínimo de onda exigido para a convocação dos atletas. “O período de espera ainda nem inciou e já tínhamos um sinal amarelo para a prova, colocando a organização e os atletas em estado de alerta”, resume Tiago Jacaré, um dos responsáveis pelo evento e considerado um surfista “atirado” no Sul do Brasil. A expectativa é imensa entre os atletas que estão ansiosos para a disputa e já iniciaram seu deslocamento rumo ao Cabo de Santa Marta. A Praia do Cardoso é famosa entre os big riders por ser o ponto mais ao Leste da costa Sul catarinense, o que o torna uma espécie de imã, atraindo grandes ondulações para sua extensa bancada.

Devido ao formato de competição, com apenas um dia de provas (baseado no Big Wave Tour – Circuito Mundial de Ondas Grandes da WSL), o evento contará somente com atletas convidados. O Mormaii Big Wave 2018 terá o sistema de notas computadorizadas e transmissão ao vivo pela SurfPro, e ainda contará com o head judge, o diretor técnico da Confederação Brasileira de Surf, Jordão Bailo Júnior.

O gráfico indica que as condições estarão extremas, com ondas bem grandes e, como todos sabem, a Praia do Cardoso tem um line up com muita água se movendo, sendo assim, a organização do evento sugere pranchas entre 8’6 e 10’. “As pranchas de dez pés, ou até maiores, são muito usadas no local, e são recomendadas para as condições que estamos esperando. Queremos que todos estejam com o equipamento adequado, por isso tragam pranchas grandes e com bastante volume para remada”, orienta Reinaldo RLJ, da Associação de Surf e Town-In do Farol de Santa Marta (ASTFSM).

O Mormaii Big Wave 2018 é realizado em parceria com a WSL, Fecasurf, ASTFSM e ATOWINJ. Com patrocínio da Mormaii, governo de Santa Catarina, Fesporte e prefeitura de Laguna, serão distribuídos R$ 50 mil de premiação em dinheiro aos competidores.

A lista de convidados reúne nomes ilustres das ondas gigantes, como os brasileiros Carlos Burle, Everaldo Pato, Lucas Chumbinho, Pedro Calado e Fábio Gouveia. E também atletas de renome internacional, como o lendário australiano Ross Clarke Jones e o inglês Andrew Cotton.