Início Política Esperidião Amin e Jorginho Mello são eleitos para o Senado

Esperidião Amin e Jorginho Mello são eleitos para o Senado

Tubarão

Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR) foram os eleitos por Santa Catarina para o Senado Federal. Eles ficarão no cargo até 2026, e se juntam a Dário Berger (PMDB), que possui uma cadeira desde 2014.

Mais votado entre os candidatos, com 1.226.064 votos, Amin volta ao Senado após 20 anos. O político do PP tem 70 anos e é natural de Florianópolis. Atualmente, está no segundo mandato como deputado federal e tem extenso currículo na política catarinense. Já foi senador, governador por duas vezes e prefeito da capital por duas vezes. 

Já Jorginho Mello, de 62 anos, foi deputado estadual por quatro mandatos (entre 1995 e 2011), e federal entre 2015 e 2018. Ele foi o segundo mais votado, com 1.179.757 votos.

O futuro senador afirmou que quer representar todos os catarinenses e vai lutar pela aprovação do novo Pacto Federativo, que vai deixar mais dinheiro nos municípios. “Minha principal missão será fazer com que Brasília respeite mais Santa Catarina e invista mais em obras daqui, como as rodovias federais”, declarou.

O vereador tubaronense Lucas Esmeraldino (PSL), na primeira eleição a nível federal, ficou com a terceira posição, ao conquistar 17% dos votos. O dentista desbancou candidatos cacifes da política catarinense, como o ex-governador e ex-senador Raimundo Colombo (PSD), e o senador Paulo Bauer (PSDB), que buscava a reeleição.

“Nos apresentamos como uma mudança e estamos saindo mais do que vitoriosos com esses milhares de votos de pessoas que estão descontentes com o rumo do Estado e do país e que hoje puderam manifestar seu desejo de mudança”, destaca Lucas, que também é presidente do PSL em Santa Catarina.

Sair da versão mobile