Voluntários levam alegria a pacientes

Voluntários visitam pacientes do hospital e, juntos, cantam músicas natalinas e realizam a distribuição de balas. Ação tem mais de 15 anos. - Foto: Divulgação/Notisul.
Voluntários visitam pacientes do hospital e, juntos, cantam músicas natalinas e realizam a distribuição de balas. Ação tem mais de 15 anos. - Foto: Divulgação/Notisul.

Liliane Dias
Tubarão

“Nem só de pão vive o homem, mas da solidariedade dos seus semelhantes”. Essa é a mensagem ensinada por Cristo e compartilhada por um grupo de voluntários de Tubarão. Levar amor, esperança e alegria às pessoas enfermas, este é propósito, e tem sido para um grupo de pessoas que há mais de 15 anos realiza, a cada 25 de dezembro, a Alvorada de Natal no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Com a visita do Papai Noel, José, Maria e o Menino Jesus, a equipe de mais de 20 voluntários fez com que o dia de Natal dos hospitalizados tivesse uma “cara” mais alegre.

Caracterizados, passaram pelos leitos cantando músicas natalinas e distribuindo balas e sorrisos aos pacientes. De acordo com um dos fundadores do projeto, Lucio Manoel da Silva, tudo é muito organizado e conta com alguma antecedência. “Este ano fiz contato com a direção do hospital com 20 dias de antecedência, onde foi definida a rota. Todo o ano uma irmã nos acompanha nas visitas, em 2016 tivemos o apoio da irmã Antonina”, agradece Lucio. Ele conta que os doces são arrecadados por meio de doações de quem conhece o trabalho, e pelos próprios membros do grupo.

Para a coordenadora dos voluntários do hospital, Liliana Cavalcante Soares, esta é uma ação muito importante, pois toda a energia positiva transmitida auxilia na recuperação dos pacientes. “Esta energia, do pessoal entrar cantando, faz muito bem para a mente e corpo. Recebi o depoimento de várias pessoas, inclusive de enfermeiros, que afirmam que o ato sempre traz benefícios não só para os pacientes, mas para todos que participam”, realça.

A voluntária Silvana Souza Mendes enfatiza que o intuito é levar Jesus para todos. “A comemoração em família e falar de Cristo entre nós e isto é fácil, porém, o mais importante é resgatar o verdadeiro sentido do Natal, levando aos enfermos a esperança e o nascimento Dele. Isso é muito gratificante e não tem preço”, observa.

Tudo começou na Paróquia de Humaitá
A partir da iniciativa de alguns casais que, na época, participavam do Movimento de Irmãos da Paróquia de Humaitá, em Tubarão, teve início a Alvorada de Natal. Com o passar dos anos, o grupo se tornou independente. Hoje, conta com cerca de dez voluntários fixos e outros que participam esporadicamente. Todos são membros da comunidade, que se sensibilizam com o projeto de levar alegria aos enfermos.

Hospital recebe voluntários o ano todo
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC, em Tubarão, conta com voluntários o ano todo. Cerca de 12 grupos distribuídos nos diversos setores estão inscritos. Eles realizam ações com o objetivo de levar conforto e informação aos pacientes internados nas diferentes alas do HNSC. “Temos aquelas mães que chegam aqui sem nenhum enxoval para o seu filho, e um dos grupos atua na assistência. Já outro grupo atua na pediatria e assim por diante”, explica a coordenadora dos voluntários do hospital, Liliana Cavalcante Soares.