Priscila Alano
Tubarão

A campanha de vacinação contra a gripe encerrou no último sábado. Mas a orientação é para que os municípios que ainda tenham a dose devem prosseguir a imunização até a próxima segunda-feira. Esta é a última chance para os ‘atrasinhos’.
A coordenadora da 19ª regional de saúde, em Laguna, Rachel Copetti Veras, relata que os municípios de Laguna, Imaruí e Imbituba possuem doses à disposição para a população. “Ainda há vacinas. As pessoas que estão dentro dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde devem procurar os postos de saúde em seus municípios”, aconselha.

A gerente regional de saúde em Tubarão, Maria Lúcia Mattos Gomes, afirma que os municípios da 20ª regional de saúde devem fazer as estratégias para imunizar o número máximo de pessoas nos próximos dias. Além disso, ela explica que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) colocou à disposição dos municípios uma pequena quantidade de vacinas (sobras). “Os municípios podem nos solicitar que encaminhamos o pedido para a Dive, mas todos devem ficar atentos à data: o prazo máximo é segunda-feira”, reforça Lúcia.

Após este dia, apenas estará à disposição nos postos de saúde a vacina da Gripe A para as crianças que precisam tomar a segunda dose. Os menores também precisam tomar a vacina contra a paralisia infantil. A segunda etapa da campanha começa no dia 14 de agosto. Na Amurel, a meta é vacinar 7.920 crianças de 0 a 4 anos e 11 meses. Em Tubarão, a regional de saúde espera imunizar 5.846 crianças.

Imunização
De acordo com a enfermeira e coordenadora da imunização em Jaguaruna, Karem Garcia Fernandes da Silva, o município solicitou vacinas extras. “Ainda há procura pela vacina. Quem está contemplado pode procurar nos postos de saúde esta semana”, garante.