Em Laguna, o Farol de Santa Marta recebeu muitos turistas no último ‘feriadão’. O bom tempo pode incentivar a vinda de mais visitantes.
Em Laguna, o Farol de Santa Marta recebeu muitos turistas no último ‘feriadão’. O bom tempo pode incentivar a vinda de mais visitantes.

Karen Novochadlo
Tubarão

Sol, praia, mar. Esta é a combinação perfeita almejada pelos turistas que vêm à região neste ‘feriadão’. Imbituba e Laguna esperam repetir o feito do último feriado. Laguna recebeu dois mil visitantes, conforme os dados do portal turístico, sem contar os veranistas que têm casa na cidade.

Na Cidade de Anita, as expectativas para a rede hoteleira são muito boas. O Laguna Tourist Hotel já está lotado. E também tem confirmação de 90% de ocupação nos finais de semana do espetáculo A República em Laguna. Para os outros hotéis, a taxa média oscila entre 60% e 80%.

O Farol de Santa Marta ficou lotado no ‘feriadão’ de finados. A secretária de turismo da prefeitura, Denise Pegorara, espera repetir a dose. “O tempo está colaborando conosco. Vento sul e sol trarão muitos turistas neste fim de semana. Esperamos que muita gente fique para assistir A República em Laguna – a peça será encenada entre a próxima quinta-feira e domingo, e dos dias 25 a 28.
A expectativa é de movimento nos pontos históricos da cidade, especialmente no Museu Casa de Anita.

Em Imbituba, os hotéis estão com 60% de ocupação. O secretário do desenvolvimento econômico e turístico da prefeitura, Antônio Clésio Costa, acredita que o movimento da orla marítima, que vai de Itapirubá à Praia do Rosa, aumente em 50%, mesmo percentual que estima para as vendas no comércio.

Balneabilidade das praias
As praias de Jaguaruna, Laguna, Imbituba estão próprias para o banho. Já Garopaba conta com um ponto impróprio. Os banhistas devem evitar entrar no mar em frente à praça.

Acesso às praias

Com sol garantido, os turistas não precisam ter preocupação com as estradas. Os secretários das prefeituras de Tubarão, Imbituba, Jaguaruna e Laguna garantem que os acessos aos balneários estão trafegáveis.
De acordo com o secretário de obras de Tubarão, Nilton de Campos, as ruas Aggeu Medeiros (beira-rio) e da Madre estão em boas condições. Nilton garante que o acesso pelas Congonhas também está perfeito. Os motoristas, porém, devem ficar atentos à ponte de Congonhas, na divisa com Jaguaruna. A estrutura continua danificada e gera riscos aos motoristas e pedestres.

“As ruas de acesso à Esplanada, ao Campo Bom, Figueira e Dunas do Sul estão trafegáveis”, informa o secretário de obras de Jaguaruna, Mario Goulart Ferreira.
Em Imbituba, a chegada até as praias do Rosa e Ibiraquera também deve ser tranquila. Até a primeira quinzena de dezembro, a secretaria de infraestrutura planeja reformar as placas, melhorar a sinalização, fechar a entrada de carros na areia, dentre outras medidas. Na próxima semana, será realizada uma reunião com o prefeito Beto Martins para discutir os orçamentos das obras.