Ponte de Cabeçudas, em Laguna, e Morro do Formigão (foto), em Tubarão, são dois dos três pontos que ficaram de fora na concorrência original para a duplicação do trecho sul da BR-101, em 2004.
Ponte de Cabeçudas, em Laguna, e Morro do Formigão (foto), em Tubarão, são dois dos três pontos que ficaram de fora na concorrência original para a duplicação do trecho sul da BR-101, em 2004.

Zahyra Mattar
Tubarão

O primeiro passo para a execução das duas obras-de-arte especiais, a fim de complementar a duplicação da BR-101 na Amurel foi dado ontem, em Brasília. As empresas interessadas em perfurar o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, e a travessia do canal de Laranjeiras e pavimentação de pistas complementares, em Laguna, apresentaram a documentação à habilitação nas respectivas licitações.

Para a obra em Tubarão, uma empresa e um consórcio compareceram na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). À obra em Laguna, houveram 19 interessados. Destes, 16 são para a execução do lote 1, e três para o lote 2.

Agora, a comissão de licitação fará a análise do documento apresentado e deverá anunciar, em cinco dias úteis (na quinta-feira da próxima semana), o resultado desta fase do certamente. Após isso é aberto um prazo de recursos, conforme prevê a Lei das Licitações.

Caso haja, as contestações são analisadas. Se não houver, o resultado é homologado e o certamente segue à segunda fase: a abertura dos envelopes com as propostas de preços. Após o mesmo trâmite no que diz respeito a análises e prazos, o resultado final é publicado no Diário Oficial da União.
A previsão é que isso seja feito ainda este ano ou logo no início de janeiro de 2011. A meta do Dnit é iniciar efetivamente as obras no primeiro trimestre do próximo ano (entre janeiro e março).

Relembre as obras

Ponte de Cabeçudas
• Valor global: R$ 676.765.171,66.
• Prazo de execução da obra: 1,5 mil dias.
• Descrição: A obra está dividida em dois lotes. As concorrentes podem participar em ambos os certames ou apenas para um deles. O lote um diz respeito à pavimentação e obras complementares das pistas não licitadas em virtude da obra-de-arte especial. São 5,1 quilômetros no total. Para este trecho, é previsto o investimento de R$ 71.312.586,69. O prazo para conclusão é de 420 dias. O lote dois versa sobre a execução da ponte, pilares e viadutos sobre o canal de laranjeiras. A extensão total é de 2.815 metros. Para isso, são dispensados R$ 605.452.584,97. O prazo de execução é 1.080 dias.

Túnel Morro do Formigão
• Valor global: R$ 57.308.398,33.
• Prazo de execução da obra: 720 Dias.
• Descrição: A obra, um único lote, inclui a perfuração do túnel de 900 metros no Morro do Formigão, em Tubarão. O projeto compreende ainda a execução de duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres.

Concorrentes

Túnel no Morro do Formigão – Tubarão
♦ Serveng-Civilsan
♦ Consórcio Sulcatarinense/Convap

Ponte de Cabeçudas – Laguna
Lote 1 (Pavimentação e obras complementares das pistas)
♦ Bolognesi Engenharia.
♦ ConsórcioGaissler/Tengel.
♦ Confer.
♦ Consórcio Azza/Engedal.
♦ JM Terraplenagem e Construções.
♦ Blokos Engenharia.
♦ Momento Engenharia de Construção Civil.
♦ Consórcio Bandeirantes/TCL.
♦ Consórcio Castellar/TV.
♦ J. Malucelli Construtora de Obras.
♦ Coneville Serviços e Construções.
♦ Consórcio Araguaia Engenharia/Setep.
♦ Consórcio HAP/Convap.
♦ Trier Engenharia.
♦ Sulcatarinense.
♦ Delta Construções.

Lote 2 (Transposição do canal de Laranjeiras)
♦ Consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase.
♦ Consórcio Ponte Nova (Construtora OAS e Construtora Norberto Odebrecht Brasil).
♦ Construtora Queiroz Galvão.