Tubarão

O Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pela Folha de São Paulo, apontou Tubarão como a 5º melhor gestão de Santa Catarina e 68ª melhor, em nível nacional. A pesquisa foi feita em 5.281 municípios brasileiros, ou seja, 95% do total. O indicador foi criado para mensurar a qualidade da gestão das prefeituras nas áreas de educação, saúde e saneamento, levando em conta a receita disponível das municipalidades. 

No levantamento realizado pelo maior jornal do país, a escala que indicou os níveis de eficiência de gestão foi de 0 (ineficiente) a 1 (eficiência máxima). Somente 26% dos municípios ultrapassaram a média 0,50 e Tubarão está entre eles, recebendo o indicador máximo de eficiência. Os números divulgados também apontam a Cidade Azul como a melhor classificada entre os municípios de 50 a 200 mil habitantes em Santa Catarina. 

Os dados que serviram de base para essa pesquisa foram retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e não dependeram de informações oficiais das prefeituras. Também neste ano, Tubarão recebeu nota máxima (10) no ranking de transparência realizado pelo Ministério Público Federal (MPF).