Carolina Carradore
Tubarão

Para quem gostar de dar uma ludibriada nas leis de trânsito, avançar o sinal vermelho e ultrapassar o limite de velocidade, cuidado: você será filmado. Em menos de um ano um projeto inédito em Tubarão sairá do papel. Trata-se da instalação de equipamentos eletrônicos que coíbem irregularidades. Eles serão espalhados nos principais pontos da cidade.

Com investimento estimado em R$ 1 milhão, o edital de licitação foi lançado semana passada. Os envelopes das empresas concorrentes serão abertos dia 25 do próximo mês. A partir dessa data, a previsão é que em menos de um ano, 29 equipamentos, entre radares, furões e lombadas eletrônicas, sejam instalados.

Conforme o secretário de segurança e trânsito da prefeitura, Antônio Bittencourt, o Toni, os aparelhos serão locados por um período de quatro anos. “É mais econômico alugarmos os equipamentos do que compramos”, explica.

O projeto prevê a adequação de 20 lombadas eletrônicas nas principais avenidas da cidade. Quem passar do limite de velocidade permitido ou ultrapassar o sinal vermelho, será multado. “É um alerta para o motorista irresponsável e uma segurança a mais aos pedestres”, considera o secretário.

A Guarda Municipal também ganhará um reforço tecnológico: dois radares móveis. Os equipamentos serão utilizados nos lugares onde há maior incidência de irregularidades. Os furões – uma espécie de câmera fotográfica acoplada ao semáforo -, também serão mais um aliado contra a irresponsabilidade no trânsito. Sete deles serão instalados nas ruas mais movimentadas.

Possíveis locais
Os principais lugares que receberão os equipamentos são a Avenida Marcolino Martins Cabral, Tubalcain Faraco, avenida Expedicionário José Pedro Coelho e avenida Patrício Lima.