Equipes da Triunfo retomam hoje a edificação da passagem inferior de acesso ao bairro São Cristóvão.
Equipes da Triunfo retomam hoje a edificação da passagem inferior de acesso ao bairro São Cristóvão.

Zahyra Mattar
Tubarão

No período de festas de fim de ano, as empresas responsáveis pela duplicação do trecho sul da BR-101 concedem férias coletivas aos funcionários. A manobra garante que não haja conflito do tráfego da rodovia com a movimentação dos trabalhos.


Paralisadas desde o dia 23 de dezembro do ano passado, as obras serão retomadas hoje. As equipes da Construtora Triunfo, responsável pela duplicação do lote de obras 26 – entre Tubarão a Sangão -, voltam a construir a passagem inferior de acesso à comunidade do bairro São Cristóvão, em Tubarão. Eles já atuavam na área ante das festas de fim de ano.


Atualmente, o equipamento, a última obra-de-arte especial de grande porte do lote 26 (com exceção do túnel no Morro do Formigão), está com 5% dos trabalhos concluídos. Nesta semana será continuada a amarração de ferragens para execução do muro lateral. Depois disso será erguida a estrutura da passagem.


Paralelamente, uma outra equipe dará seguimento a finalização da galeria para drenagem, em substituição a antiga existe no local. No lote de obras 25, entre Laguna a Capivari de Baixo, os trabalhos voltam a ser feitos nas passagens inferiores de acesso às comunidades de Santiago (80% do serviço feito) e da Estiva (70% concluída).


Já entre Laguna a Imbituba, no lote de obras 24, onde os trabalhos de duplicação já ultrapassam os 97% de conclusão, o serviço a ser feito daqui para frente diz respeito apenas a pequenos acabamentos e trechos pequenos de pistas (próximos de obras-de-arte especiais) a serem duplicadas.