Amanda Menger
Tubarão

Enquanto muitos organizam a viagem do fim de semana prolongado, outros estão à espera de uma resposta: o comércio abrirá, ou não, na próxima segunda-feira, feriado em homenagem a Tiradentes? E ainda na expectativa para o feriado que ocorre na semana seguinte, quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalho. Pois a resposta é não. Os supermercados estarão fechados nas duas datas.

A decisão coletiva foi firmada ontem, em uma audiência com a justiça do trabalho, em Tubarão. Os supermercadistas apresentaram uma proposta, não aceita pelos trabalhadores: R$ 30,00 em vale-compras no estabelecimento e uma folga em outro dia da semana.

“Ouvimos cerca de 250 comerciários das 16h30min de quarta-feira até as 12 horas de ontem. E eles foram unânimes: a proposta não era boa e o melhor era fechar”, revela o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Tubarão e Região, Ricardo Alves de Souza.

Como não houve acordo, foi decidido pelo fechamento. A medida não abrange os lojistas do shopping. “Estamos negociando com eles, porque há peculiaridades que precisam ser levadas em conta, mas vamos decidir isso amanhã (hoje). Ao que tudo indica, na segunda eles abrirão e, no dia 1º de maio, não”, prevê Ricardo.