Florianópolis

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou ontem a sexta morte provocada pela chuva. Wilson Rodrigues, 69 anos, de Blumenau, estava em cima de um pontilhão olhando o rio, quando a estrutura desabou e ele foi arrastado pelas águas. Seu corpo foi encontrado por populares a 4 quilômetros do local do incidente.

Ao todo, 83 cidades foram atingidas pela enxurrada. Destas, 70 decretaram situação de emergência. Na região, isto foi feito em Tubarão, Orleans, Gravatal, Jaguaruna, Braço do Norte, Imaruí e Grão-Pará. O município de Mirim Doce decretou calamidade pública.

No total, 172 pessoas ficaram feridas e 79 estão enfermas, segundo a Defesa Civil. Mais de 930 mil pessoas foram atingidas em todo o estado. Outras 26 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. De acordo com a Defesa Civil, 24.384 cidadãos estão desalojadas e outras 2.115 pessoas estão desabrigadas.

Um levantamento preliminar da secretaria estadual de infraestrutura apontou que as chuvas causaram um prejuízo de R$ 413 milhões. Na última semana, o governo federal anunciou a liberação de R$ 40 milhões para ajudar na reconstrução das cidades afetadas.