Carolina Carradore
Tubarão

O problema dos semáforos de Tubarão deve demorar para ser solucionado. Sem nenhuma empresa responsável pela manutenção, o descontrole dos equipamentos deixa o trânsito da cidade um verdadeiro caos. Ainda não há previsão de quando será contratada a empresa para fazer a manutenção nos semáforos.

Só ontem, dos 18 equipamentos espalhados pela cidade, três apresentaram problemas. Na esquina entre a avenida Marcolino Martins Cabral e a rua Tubalcain Faraco, a sinaleira confunde os pedestres. A luz verde que orienta a atravessar a rua simplesmente não funciona. “Fiquei um bom tempo esperando para poder atravessar a rua, só depois percebi que não estava funcionado. O jeito foi esperar uma folguinha dos carros para não ser atropelada”, conta a comerciante Kátia Castro.

O problema neste ponto já vem desde semana passada e, segundo o engenheiro da secretaria de segurança e trânsito da prefeitura, Rodrigo Serafim, a placa do semáforo está em conserto em outra cidade e deve voltar nos próximos dias.
Na esquina entre a rua Barbosa e a avenida Marcolino Martins Cabral, próximo ao Vagão, o semáforo não funciona. O equipamento é antigo e apresenta problemas já algum tempo. A secretaria de segurança e trânsito estuda uma solução para a situação.

Licitação

A situação dos semáforos de Tubarão poderá ser resolvida em breve. Duas empresas concorrem na licitação que escolherá a responsável pela manutenção dos equipamentos. A definição, segundo o engenheiro da secretaria de segurança e trânsito, Rodrigo Serafim, deve ocorrer em 15 dias. Um estudo também é elaborado pela secretaria para tentar melhorar o tráfego nesta região. “Em 2002, havia cerca de 38 mil carros licenciados em Tubarão. Este ano, já chega a 67,5 mil. Além disso, acredito que em torno de 30% dos carros que circulam no município são de outras cidades. Também foram realizadas algumas adequações para melhorar o fluxo de veículos”, afirma Rodrigo.

Mais problemas

Quem trafega na Marcolino Martins Cabral precisa ter muita paciência quando chega próximo ao semáforo ao lado do hospital. Desde o fim da semana passada, está intermitente (somente o amarelo pisca). Segundo o engenheiro da secretaria de segurança e trânsito da prefeitura, Rodrigo Serafim, o reparo foi realizado ontem e hoje passa a funcionar corretamente. O semáforo próximo à Catedral também apresentou problemas. As lâmpadas foram trocadas ontem. “Estamos fazendo a manutenção de emergência”, afirma o engenheiro.