Comércio de Tubarão atrai a população local e de municípios vizinhos que pesquisam promoções para as compras de fim de ano  -  Foto:Lysiê Santos/Notisul
Comércio de Tubarão atrai a população local e de municípios vizinhos que pesquisam promoções para as compras de fim de ano - Foto:Lysiê Santos/Notisul

Lysiê Santos
Tubarão

Fim de ano chegando e a palavra “compras” começa a ser inserida no diálogo de milhares de famílias brasileiras, principalmente das famílias tubaronenses. Conhecida como polo comercial, Tubarão, que enfrentou fortes ventos e chuvas nas últimas semanas, prossegue com determinação e se esforça para ter um Natal agradável. E falando no Bom Velhinho, o tradicional impasse entre os sindicatos patronal e trabalhista do comércio ressurge. 

Na manhã de ontem, foi realizado o encontro entre as entidades para definir o horário especial do comércio em Tubarão para o período de Natal, porém, não houve acordo entre. Já o Sindicato do Comércio e Atacadista de Tubarão e Região (Sindilojas) apresentou a proposta de iniciar o horário especial no dia 2 de dezembro, próxima sexta, já o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Tubarão apresentou a contraproposta para começar no dia 8. 

Para o presidente do Sindilojas, Harrison Marcon Cachoeira, o mês de dezembro é de grande importância para o comércio de Tubarão, que está fragilizado após os últimos acontecimentos e precisa aquecer as vendas. “Enfrentamos um momento de crise. Nunca se viu tantas salas vazias para alugar no comércio da cidade. Agora é hora de todos se unirem para fortalecer se recuperar. Quanto antes iniciarmos o horário especial, melhor será para todos”, afirma. 

Já o presidente do Sindicato dos Comerciários, Rodrigo Machado Pickler, diz que a preocupação é com a qualidade dos serviços dos trabalhadores que enfrentarão 22 dias seguidos, sem folgas. “A legislação trabalhista brasileira assegura que o trabalhador tenha, no mínimo, um dia de folga na semana. Queremos contribuir com o aquecimento das vendas, mas com dignidade. No fim, o trabalhador não oferece um atendimento de qualidade pela exaustão e sobrecarga de expediente”, alerta.

Assembleia debate nova proposta
Está marcada para as 12h30min de hoje uma nova assembleia entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Tubarão e Região e os funcionários do comércio, para discutir as propostas apresentadas pelo sindicato patronal.

Conheça as propostas dos sindicatos
Sindicato patronal (Sindilojas)
• Início do horário de Natal: 2 de dezembro;
• Horário: de segunda a sexta, das 9 às 22 horas;
• Sábado, das 9 às 17 horas;
• Domingo, das 16 às 22 horas;
• Dia 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro: comércio fechado;
• Reajuste do INPC: 8,5%

Sindicato trabalhista (Sindicato dos Comerciários)
• Início do horário de Natal: 8 de dezembro;
• Horário: de segunda a sexta, das 9 às 22 horas;
• Sábado, das 9 às 17 horas;
• Domingo, das 16 às 22 horas;
• Dia 26 e 31 de dezembro, e 1º e 2 de janeiro: comércio fechado;
• Reajuste do INPC: 9,5%

Reajustes salariais prosseguem indefinidos
Durante a reunião entre os sindicatos, o Sindilojas apresentou a proposta de reajuste salarial de 8,5% aos trabalhadores do comércio. O valor não foi aceito pelo sindicato trabalhista, que pediu reajuste de 9,5%. “Neste momento de dificuldades, o máximo que conseguimos oferecer é 8,5%. Esse aumento foi definido em outros municípios do Estado, como Brusque. Caso não acatem vai para dissídio”, explica o presidente do Sindilojas, Harrison Marcon Cachoeira. O representante dos trabalhadores, Rodrigo Machado Pickler, afirma que a proposta será debatida na assembleia de hoje. “Dizem que Tubarão é polo do comércio, mas só para o benefício dos empresários. Precisa ter mais flexibilidade na negociação para que o trabalhador também seja beneficiado”, resume.

Em Laguna, horário especial é definido
O Sindicato dos Lojistas de Laguna (Sindilojas) divulgou o horário especial de abertura do comércio de Laguna durante o período do Natal. As lojas passarão a abrir em horário diferenciado a partir do dia 4 de dezembro, domingo, das 17 às 22 horas. Nesse dia ocorrerá a chegada do Papai Noel, no Centro Histórico, às 20h30min, e apresentação do Grupo Opus 4. Durante a semana, as portas estarão abertas até as 22 horas. Aos sábados até as 17 horas e aos domingos, das 17 às 22 horas.


Comércio de Laguna inicia horário especial no próximo dia 4 de dezembro
Foto:
Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul