A formação das filas ocorre nos pontos onde são executadas as obras referentes a segunda etapa do projeto de duplicação da BR-101: o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, a ponte Anita Garibaldi e as pistas complementares, em Laguna.
A formação das filas ocorre nos pontos onde são executadas as obras referentes a segunda etapa do projeto de duplicação da BR-101: o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, a ponte Anita Garibaldi e as pistas complementares, em Laguna.

Zahyra Mattar
Laguna

Pronto! O consórcio Setep/Setorsul é oficialmente o vencedor da licitação para a duplicação dos acessos à Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna. A homologação do processo ocorreu nesta quinta-feira pela manhã, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), em Brasília.

O grupo apresentou a proposta de R$ 50.299.999,29. Como os outros três grupos de empresas e as duas empreiteiras não acenaram intenção de embargar o processo, o resultado está homologado.
Agora, resta apenas a publicação, no Diário Oficial da União, a assinatura do contrato e a expedição da ordem de serviço para a efetiva execução da obra. O clamor é para que o Dnit tenha tanta pressa em dar início a mais esta etapa quanto a população, os empresários do sul catarinense.

A duplicação dos acessos à ponte é vital para que cenas como as verificadas nas noites de quarta e quinta-feira não sejam o cotidiano de uma região próspera, mas que ainda perde porque toda a logística ainda não está pronta.
Os congestionamentos eram gigantescos por causa do feriado de Páscoa. Por volta das 19h47min de quinta-feira, eram mais de oito quilômetros de filas entre Capivari de Baixo e Laguna. Mais ao fim da noite, a lentidão já estava no trecho de Tubarão.

Já esteve mais longe, é preciso seguir otimista. Por outro lado, é necessário união para cobrar ainda mais agilidade. Com mais esta fase, para totalidade da duplicação da BR-101 sul resta ‘apenas’ a abertura do túnel duplo e pistas suspensas no Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Fluxo de veículos aumenta 50%

Desde o começo da noite desta quinta-feira, o fluxo de veículos na BR-101 sul é 50% maior. E esta quantidade a mais de carros e caminhões não deverá diminuir antes do domingo, quando a maioria faz o sentido inverso.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atua com o mesmo percentual de incremento no número de policiais e viaturas. Radares móveis também são utilizados. Os motoristas precisam redobrar os cuidados, principalmente em trechos de pistas simples e no entorno da construção de obras de arte especiais, como no Morro do Formigão, na Cidade Azul, e nas proximidades da ponte sobre o canal de Laranjeiras, em Laguna. O limite de velocidade nestes pontos é de 50 quilômetros por hora, diferente dos segmentos duplicados (110 quilômetros por hora).

Conheça a obra

O projeto das pistas complementares à ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, prevê uma série de melhorias em relação aos acessos à Cidade Juliana e Pescaria Brava. O consórcio Setep/Setorsul construirá viadutos de acesso, ruas laterais e travessias urbanas. As obras serão realizadas entre a região de Cabeçuda até a comunidade de Bentos, em uma extensão de pouco mais de cinco quilômetros. Os viadutos estão projetados para o acesso principal ao município e para o trecho de acesso da comunidade de Barbacena. O prazo de vigência do contrato é 720 dias consecutivos, contados a partir da ordem de serviço.

Travessia urbana de Laguna
Localização: do quilômetro 308 ao quilômetro 313,1, entre as comunidades de Cabeçuda e Bentos.
Extensão: 5,1 quilômetros.

Ruas laterais
• Em toda extensão de Barranceira até Bentos.
• Início do lote (no quilômetro 308, em Bentos) até o acesso norte a Laguna.
• Do acesso sul a Laguna até o fim do lote (no quilômetro 313,1, em Cabeçuda).

Passagem de pedestres
• Uma passarela em frente da escola estadual Saul Ulysséa, no quilômetro 312,8, em Cabeçuda.
• Uma passagem inferior para pedestres em Bentos.

Viaduto de acesso norte a Laguna
• Localização:
Quilômetro 308,5.
• Comprimento: 22,80 metros.
• Largura: 12,60 metros.

Viaduto de acesso sul a Laguna
• Localização:
quilômetro 311,8, nas proximidades do acesso de Barbacena.
• Comprimento: 71,25 metros.
• Largura: 12,60 metros.