Tatiana Dornelles
Tubarão

O ano letivo está prestes a iniciar. Falta praticamente um mês para os alunos voltarem a ocupar as suas carteiras nas salas de aula e a percorrerem os corredores das escolas de Tubarão. O início das aulas está previsto para o dia 11 de fevereiro, quando a maioria das unidades retorna às atividades. Chega de brincadeira, chega de férias. É momento de retornar aos cadernos, às mochilas e aos estudos.

Em Tubarão, quatro escolas de educação básica da rede estadual, que estavam em construção em 2007, estarão em pleno ‘vapor’ este ano: Noé Abati, no bairro Andrino; Lino Pessoa, no Monte Castelo; a escola João Teixeira Nunes, no Morrotes; e Santo Anjo da Guarda, na Guarda, serão inauguradas no início deste ano letivo, conforme promessa do secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Ademir Matos, em entrevista ao Notisul em agosto de 2007.

O secretário de desenvolvimento regional em exercício (Ademir Matos está em férias e retorna terça-feira), Gelson Bento, acredita que a inauguração oficial da escola não deve ocorrer ainda, mas todas estarão completamente prontas para receber os estudantes no primeiro dia de aula.

“Vistoriei as escolas esta semana e todas estão ‘caminhando’. A maioria das construções requer somente o acabamento da obra e mobília, que já foi providenciada pela SDR Tubarão. Além disso, todas têm rampa de acesso para deficientes físicos e a Lino Pessoa, por exemplo, conta até com elevador”, explica. Estas obras beneficiarão cerca de 1.625 alunos.

Projetos para 2008
Para este ano, estão previstos projetos de áreas esportivas para todas as escolas. “Serão divididas em quadra coberta aberta; quadra coberta fechada; ginásio e ginásio completo (este com palco). “Ainda pretendemos iniciar as obras da escola Célia Coelho Cruz, cuja empresa Ser Forte, de Criciúma, ganhou a licitação da obra”, acrescenta Gelson.