Quiroprático Márcio Mendes aplica as técnicas na secretária Joana Antunes. Alívio das dores por ficar muito tempo sentada é imediato.
Quiroprático Márcio Mendes aplica as técnicas na secretária Joana Antunes. Alívio das dores por ficar muito tempo sentada é imediato.

Karen Novochadlo
Tubarão

A má postura pode causar uma série de problemas à saúde. Mas existe uma técnica manual que pode ser uma aliada de muitas pessoas para minimizar os reflexos da má postura e outros incômodos nos músculos e articulações. É a quiropraxia.
 

O fisioterapeuta e quiroprático Márcio José Mendes, de Tubarão, trabalha nesta área há três anos e explica que a maioria das pessoas buscam este tratamento porque não encontram alívio com os métodos ortodoxos.
Os problemas mais comuns nos pacientes de Márcio são hérnia de disco, dores decorrentes do nervo ciático e no quadril. Dores nas costas e de cabeça e tensão nos músculos também são queixas comuns.
 

A quiropraxia, explica Márcio, visa atuar na prevenção das atitudes e posturas que podem culminar em dores terríveis. “O primeiro passo é fazer uma avaliação para descobrir os motivos das dores. Também verifico o histórico e quais as atividades que a pessoas desempenha. Somente depois disso o tratamento é iniciado”, detalha o quiroprático.
 

Além de aliviar as tensões e dores, Márcio ensina uma série de técnicas que auxiliam os pacientes a prevenirem o surgimento do incômodo. “Pessoas sedentárias são a maioria do meu consultório. Além disso, quem carrega muito peso ou passa o dia todo sentado, tem mais chance de desenvolver problemas relacionados a postura. Por isso é importante, além do tratamento, aprender como evitar este tipo de doença”, valoriza Márcio.