Tubarão

Lojistas e comerciários ainda não entraram em um acordo quanto ao horário de funcionamento do comércio no feriado de Carnaval. O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Tubarão (Sindilojas) garante que as portas estarão abertas na próxima terça-feira. A folga será apenas na segunda.

Nos anos anteriores, o comércio fechou as portas nesses dois dias. O Sindicato dos Comerciários de Tubarão e Região rebate e avisa: os empregados não irão trabalhar. O desacordo foi o suficiente para criar uma polêmica na cidade, ontem.
O presidente do Sindilojas, José Maziero, explica que a medida beneficia o trabalhador, já que eles não trabalharão na segunda-feira. “Decidimos abrir na terça para atender o consumidor que retorna do litoral ou que ficará na cidade”, argumenta.

Maziero avisa que não voltará atrás da decisão. “A decisão em abrir a loja é do empresário. O colaborar que não for trabalhar, terá o dia contado como falta”, alerta o presidente. Por outro lado, o diretor do Sindicato dos Comerciários de Tubarão e Região, Ricardo Alves de Souza, defende o fechamento do comércio nos dois dias. “Não há acordo. A recomendação é que só iremos trabalhar na quarta-feira, como em todos os outros anos”, rebate.

A abertura do comércio na terça-feira de Carnaval é inédita em Tubarão. A festa de Momo faz parte da cultura popular e não é um feriado nacional, como muitos acreditam.