Pesquisa mostra intenção de votos em Tubarão a oito dias do pleto
Pesquisa mostra intenção de votos em Tubarão a oito dias do pleto

Rafael Andrade
Tubarão

A terceira pesquisa Notisul/IPC nestas eleições municipais traz os resultados de uma avaliação realizada em Tubarão. Faltam somente oito dias para o pleito do dia 2 de outubro. Neste ano, 144 milhões de eleitores estarão aptos para ir às urnas, mais de 200 mil na região. Houve um acréscimo de 4% em relação a 2012. As mulheres continuam maioria entre os votantes, como nas duas últimas eleições, com 52% do eleitorado, ante 47% de homens.

Em Tubarão, onde os candidatos Carlos Stüpp (PSDB); Edi Carlos (PSC); Joares Ponticelli (PP); e Olavio Falchetti (PT) encabeçam as quatro chapas à majoritária, o Notisul encomendou e divulga a primeira pesquisa na corrida pelo voto no município, que tem cerca de 104 mil habitantes (IBGE-2016), e é o maior em população na Amurel. Esta é uma das pesquisas mais aguardadas e de maior credibilidade na região. A avaliação foi executada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), que ouviu 500 entrevistados entre esta quarta e quinta-feira em 29 bairros e no Centro.

A pesquisa quantitativa de intenção de voto aponta que os dois primeiros colocados estão tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro total: 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na Estimulada, Carlos Stüpp está em primeiro com 36,6%, Joares Ponticelli aparece na segunda posição com 28,6%, Olavio Falchetti figura na terceira colocação com 14,4%, e Edi da Farmácia conquistou 5,8% das intenções do eleitorado. Resultou em uma diferença de exatos oito pontos percentuais do líder à frente do vice-líder. A Estimulada indagou o entrevistado da seguinte maneira: Se as eleições para prefeito e vice-prefeito de Tubarão fossem hoje, e os candidatos sendo estes: Carlos Stüpp (PSDB) e João Marcelo (PMDB); Edi Carlos (PSC) e Gladys Flores (PSC); Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (PSD); e Olavio Falchetti (PT) e Dr. Akilson (PT), em qual chapa você votaria? Os que não sabem somaram 9% e nenhum (branco/nulo) foi respondido por 5,6% dos eleitores.

Na Espontânea, que realizou a seguinte pergunta aos entrevistados: Se as eleições para prefeito de Tubarão fossem hoje, em quem você votaria? Stüpp aparece à frente, mais uma vez. Conquistou 29,2% das intenções de votos, já Ponticelli figura com 23,4% da preferência, Olavio tem 12,6%, e Edi soma 3,6%. Não sabe despontou com 22,6%, e nenhum totalizou 8,6%. Um dado bem relevante também foi questionado na pesquisa no quesito Rejeição.

500
Eleitores foram entrevistados entre esta quarta e quinta-feira em 29 bairros e no centro de Tubarão. Este já é o terceiro pleito: 2008/2012/2016 que o Notisul realiza pesquisas em parceria com o IPC.

Notisul trará mais 1 pesquisa antes do pleito
Faltam oito dias para as eleições. O Notisul ainda trará mais uma avaliação contratada junto ao IPC. Os resultados serão divulgados nos próximos dias. Os eleitores e leitores do jornal terão a oportunidade de acompanhar como anda a intenção de votos em mais uma pesquisa quantitativa em Tubarão, que é o polo da Amurel e a mais importante na economia regional, com cerca de 104 mil habitantes. Quatro chapas disputam a preferência na Cidade Azul. Encabeçam os candidatos a prefeito Carlos Stüpp (PSDB); Edi Carlos (PSC); Joares Ponticelli (PP); e Olavio Falchetti (PT) – este último tentando a reeleição.