Os maiores influenciadores das mídias sociais

Priscila Loch
TUBARÃO

Juntos, eles reúnem uma legião com mais de 660 mil seguidores. Na prática, são vistos como exemplos e sinônimos de profissionais que podem fazer a diferença em suas áreas de atuação.
O fotógrafo Davi Nascimento, a empresária Bruna Olivo e a apresentadora Yasmin Volpato representam o sul de Santa Catarina neste tempo em que as mídias sociais exercem grande influência no dia a dia das pessoas. Sem fronteiras, os três atingem públicos diversos de todo o Brasil e até mesmo do exterior, usam esses meios para difundir seus trabalhos e, como consequência, tornaram-se verdadeiras celebridades.

Os brasileiros gastam uma média de 3h43min por dia nas redes sociais, atrás somente das Filipinas, e pelo menos 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes. Em nível mundial, 2,8 bilhões de pessoas utilizavam as mídias até o fim de 2016, segundo o HootSuite, sistema especializado em gestão de marcas.

A instantaneidade e a facilidade de acesso, especialmente pelo celular, são oportunas e propiciam a interação necessária. E, como essas redes estão em constante evolução, estar de olho nas novidades é mais que necessário.

Mesmo que não haja um planejamento previamente programado, as estratégias mudam à medida que modificam as tendências. “Sabemos que manter o dinamismo nas postagens, o padrão de qualidade e a inovação são peças importantes para alcançar os objetivos”, relata Davi.

Afinal, o público está sempre em busca do novo e o conteúdo digital é imensurável. “Encontrar novas ferramentas que surpreendam nossos fieis seguidores é o mais importante. Estar conectado de maneira real ao público, mesmo sabendo que nem sempre é possível agradar a todos”, acrescenta Bruna.

Buscar qualidade, e não quantidade, é o princípio de Yasmin. “Sei que é clichê falar isso, mas se eu mudar o dia de uma pessoa já fico feliz”, avalia.

“Photography Concept” rendeu mais de 100 imagens premiadas a fotógrafo de Tubarão
O uso das redes sociais como ferramenta para mostrar o seu trabalho começou tão logo Davi Nascimento iniciou a carreira de fotógrafo, em 2012. No primeiro ano, o Facebook era o principal meio de divulgação das fotos e em 2013 o Instagram também ganhou espaço como vitrine.
Morador de Tubarão, Davi revela que as redes são as grandes responsáveis por hoje atender clientes de todo o Brasil, aliadas a seu talento, é claro. Vários famosos integram o seu portfólio, como o casal Fernando Scherer, o Xuxa, e Sheila Mello, a ex-miss Brasil Natália Guimarães, e os ex-BBBs Adriana e Rodrigão.

Além da fotografia de casamentos e de gestantes, ele também atende um nicho de mercado que gera resultados significativos para os contratantes: profissionais liberais, empresários, eventos corporativos e inaugurações. “Nossa mídia social dá muito retorno para as pessoas que nos contratam. O valor de retorno para o meio corporativo e comércio local é muito grande”, comemora.

Davi usa a expressão “Photography Concept” para decifrar o que busca como resultado. E tem dado muito certo. O fotógrafo possui mais de 100 imagens premiadas em sites especializados. Todas as conquistas devidamente compartilhadas com os seus 166 mil seguidores.


Ícone fashion e fonte de inspiração

Equilibrar o pessoal e o profissional foi a “fórmula” encontrada pela empresária Bruna Olivo para tornar atrativo seu perfil nas redes sociais. Apesar de sempre muito atenta às tendências tecnológicas, no início ela não se sentiu confortável em expor a família e acabou por excluir sua conta. Anos depois, não teve jeito! Com uma vida social muito ativa, rendeu-se ao novo momento e hoje admite que passa a maior parte do dia conectada.

Moradora de Criciúma, ganhou popularidade com a marca Lança Perfume, onde exerceu o cargo de diretora criativa durante 11 anos. O compartilhamento de seu estilo de vida ocorreu de forma natural, mas ela nunca imaginou que após três anos nas redes alcançaria números tão grandiosos: 390 mil seguidores no Instagram.

Apesar dos números, que falam por si, Bruna não se sente uma digital influencer ou blogueira. “Meus objetivos vão muito além desse propósito. Novos projetos que levam meu nome como assinatura estão em fase de estudo e prometem vir à tona ainda em 2018. Estou muito feliz e realizada com esta nova fase”, afirma.

Considerada ícone fashion e fonte de inspiração por ter um estilo de vida luxuoso, a fundadora da Lança Perfume – hoje membro do Conselho Administrativo da empresa – vê os fãs como a ponta mais importante de todo o seu trabalho e sente-se privilegiada por receber tantas mensagens de carinho diariamente, as quais  costuma responder durante a madrugada, revela.

“O mais difícil nas redes hoje é conseguir se comunicar com o maior número de pessoas, sendo que cada perfil tem sua personalidade e gosto próprio. Não sou do tipo que agrada a todos (risos), sempre tive uma personalidade forte, autêntica e persuasiva, mas confesso que amo receber feedbacks e ideias de novos conteúdos”, completa.

Conectada para espalhar pensamentos positivos e reunir pessoas de bem
No caso da apresentadora do canal Off Yasmin Volpato, natural de São Ludgero, o uso das redes sociais começou despretensiosamente. A diversão inicial aos poucos foi ganhando maiores proporções e, por isso, foi necessário mais cuidado com o que divulgava e compartilhava.

Hoje, são 113 mil seguidores no Instagram e a certeza de que a prioridade sempre foi e sempre será espalhar pensamentos positivos e unir pessoas de bem, “para poder trazer para ‘nosso time de luz’ pelo menos uma pessoa que esteja seguindo caminhos escuros e esteja perdida. Acredito muito em propósitos de vida. E acho que Deus está trabalhando para isso o tempo todo. Não para unir vidas, mas para unir propósitos”, avalia.

Quando começou a faculdade de psicologia, o objetivo de Yasmin era justamente colocar em prática a vontade de ajudar o próximo. Dessa forma, à medida que crescia nas redes sociais, cada vez mais mostrava sua filosofia de vida. Os maiores ganhos, ressalta ela, são as mensagens diárias de pessoas relatando o quanto algumas de suas postagens as ajudaram em momentos importantes.

Mesmo com a correria do dia a dia, responde aos seguidores sempre que possível, principalmente os directs. “Se você divulga sobre sua vida abertamente, tem sua rede social exposta e obviamente terá um retorno de tudo isso. Você deve ser grato, sendo esse retorno positivo ou não. É sinal de que o que você está compartilhando está sendo visto e fazendo muita gente refletir”, salienta.