Priscila Alano
Tubarão

As entregas das ordens de serviços para o início de duas importantes pavimentações na região terão que aguardar mais algumas semanas. O governador Leonel Pavan cancelou a visita que faria amanhã à região, quando participará de uma audiência no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, para discutir a instalação do estaleiro da OSX Construção Naval no estado.

A previsão é que Pavan esteja na região no próximo dia 20. As empresas que venceram o processo de licitação para o acesso ao Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, e o trecho da rodovia SC-407 entre São Martinho e a comunidade de São Luís, em Imaruí, aguardam apenas as ordens de serviço para o início dos trabalhos.

A pavimentação do trecho de acesso à comunidade de São Luís é uma reivindicação antiga da comunidade. A vencedora foi a empreiteira A. Mendes Ltda. A pavimentação tem sete quilômetros de extensão e facilitará o acesso de romeiros que visitam o santuário da bem-aventurada Albertina Berkenbrock. A obra é parte importante do roteiro turístico religioso previsto para ser implantado na Amurel. A ideia é interligar Imbituba (santa Paulina), Laguna (Santo Antônio), São Martinho e Imaruí (beata Albertina Berkenbrock).

O consórcio formado pelas empresas Setep e Espaço Aberto fará o acesso ao aeroporto regional sul, a partir da BR-101. O valor está orçado em R$ 18,2 milhões. A via terá uma extensão de cinco quilômetros. A obra ainda inclui o pátio de estacionamento de veículos, uma ponte sobre o rio Jaguaruna e um viaduto sobre a Ferrovia Tereza Cristina.