Tatiana Dornelles
Tubarão

A sala de atos do paço municipal de Tubarão estava completamente lotada. Políticos, representantes de entidades de classe, vereadores, amigos, familiares e a comunidade em geral prestigiaram, ontem, a posse do presidente da câmara, Felippe Luiz Collaço, Pepê (PP), como prefeito de Tubarão. É o mais jovem a assumir o cargo maior na história do município.
Hoje, primeiro dia de trabalho como prefeito, Pepê pretende visitar todas as secretarias da prefeitura para ver como realmente funcionam.

Também quer seguir um cronograma de visitas a várias entidades para, juntos, formarem um projeto de desenvolvimento econômico para a cidade. “A região está em pleno momento de crescimento, com obras como a duplicação da 101, Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, abertura dos portos de Imbituba e Laguna. A Amurel crescerá e queremos que a nossa cidade também cresça junto, ordenadamente”, afirma Pepê.

No que se refere à posse, o prefeito em exercício considera mais como um ato simbólico do que de fato. “Mas é uma oportunidade para mostrar o meu trabalho, as minhas idéias, além de conhecer o funcionamento da máquina pública. Será um verdadeiro estágio”, considera.

Além disso, Pepê assinará algumas ordens de serviço e sancionará projetos de lei, alguns de sua autoria. “Um dos projetos, dos quais terei a honra de sancionar, é o que prevê que a creche do bairro São Cristóvão leve o nome de minha mãe, Irene Botega Collaço. Todos os dias, ações serão realizadas com o objetivo de mostrar à população o trabalho desenvolvido”, admite o prefeito em exercício.

O prefeito licenciado, Carlos Stüpp (PSDB), garante estar tranqüilo quanto à administração de Pepê durante os dez dias. “Ele é responsável, coerente com seus atos e a prefeitura ficará em boas mãos”, avalia Stüpp. O vice-prefeito, Angelo Zabot (D25), o Com, também está de licença. Pepê ficará no cargo até 3 de abril. O vereador José Luiz Tancredo (PP) assumiu como presidente da câmara.