O adeus a um gênio da política

Beto Tournier será sepultado hoje no Horto da Saudade  - Foto:Divulgação/Notisul
Beto Tournier será sepultado hoje no Horto da Saudade - Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

O corpo de um dos homens mais influentes da política tubaronense nas últimas décadas, jornalista, professor e outras qualidades, José Roberto Tournier Cardoso, o Beto Tournier, é velado desde ontem em Tubarão. Ele faleceu às 4h30min no hospital Nossa Senhora da Conceição, após ser vencido por um choque séptico – termo técnico para se referir a uma falência circulatória aguda de causa infecciosa.

Beto completou 67 anos em junho. Apaixonado pela vida, gostava de estar entre amigos e os assuntos de interesse da cidade. Seu sítio, aos finais de semana, era o ponto de encontro de grandes políticos e jornalistas. Com uma passagem pelo magistério superior, fez muitos admiradores.

A notícia da morte provocou reações imediatas nas redes sociais. Da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) surgiram notas oficiais de pesar por seu falecimento.

Em seu último cargo público, Beto Tournier atuou como secretário adjunto na antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), atual ADR. Foi ainda presidente do Deter, diretor financeiro da Casan, secretário de obras, candidato a prefeito e a deputado estadual, diretor de jornal e presidente da Acit. 

Haverá missa de corpo presente na Cripta da Catedral Diocesana de Tubarão, com início previsto para as 9 horas da manhã. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo, em Tubarão. Ele era casado com Sônia Machado Tounier e pai de Fernando Tournier, Vitor Tournier e Roberto Tournier. Tinha três netos, Nicole, Matias e Anelise.