Não há interesse pela administração

Falta ainda terminar algumas obras para poder inaugurar
Falta ainda terminar algumas obras para poder inaugurar

 

Karen Novochadlo
Tubarão
 
Nenhuma empresa mostrou interesse ainda por administrar o Aeroporto Regional Sul,  em Jaguaruna. As  informações são do diretor de transportes da secretaria de infraestrutura do estado, Dilney Cabral. Como ele mesmo explica, não é tão simples gerir um aeroporto. 
 
Além de cuidar dos voos, também é necessário gerenciar a segurança e ficar a par das medidas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que mudam mensalmente. Dilney destaca que é um empreendimento novo e sem igual na região. Contudo, ainda não foi oficializada como será feita a administração. 
 
A decisão, por enquanto, é que a administração do aeroporto deve ficar a cargo da iniciativa privada. A confirmação foi feita pelo secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, ao Notisul, em setembro. O estado deve liderar o processo e o lançamento de um edital de licitação. As lideranças empresariais já manifestaram várias vezes que preferem a administração privada, já que os investimentos seriam mais rápidos e, quem sabe, até possibilitaria a instalação do terminal de cargas.
 
Até o fim desta semana, deve encerrar uma das licitações que envolvem o funcionamento do aeroporto. Esta é a última “obra” que deve ser feita no local e envolve a instalação de iluminação externa. 
 
Ainda é necessário lançar uma outra licitação, para a compra de equipamento de segurança, como raio-x. Depois, serão feitos outros dois ou três pregões eletrônicos para compra de equipamentos. 
 
Sobre o aeroporto
A pista, de 2,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura, tem capacidade para receber aeronaves como ATR 72 e Focker 100, entre outras. Também poderão operar as aeronaves da família do Boeing 737 para baixo e dos Airbus 319. Já existe um projeto para a ampliação da pista de 30 para 45 metros de largura, tamanho necessário para receber aviões como Airbus 320 e Boeing 767. O estado já forneceu informações sobre o aeroporto para as empresas aéreas TAM, Gol, Trip e Azul. Funcionários da Gol, inclusive, até visitaram o local e pediram informações sobre a pista.
 
O que falta para o aeroporto funcionar?
Assim como a pista, o terminal de passageiros do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, está concluído. Aos poucos, são lançados os editais de licitação para a aquisição dos itens necessários para o efetivo funcionamento do empreendimento: sistema de gerenciamento de voos e de informática de todo o terminal de passageiros e prédio dos bombeiros aeronáuticos, instalação de CFTV, mobília, ar-condicionado e raio-x, aquisição das publicações e cartas aeronáuticas. No momento, estão em andamento as concorrências referentes à iluminação das áreas externas e ao sistema de sinalização vertical noturna. Também é necessário terminar o acesso ao Aeroporto, pela BR-101.