Integrantes de diversos órgãos municipais e estaduais reuniram-se para definir ações de prevenção.
Integrantes de diversos órgãos municipais e estaduais reuniram-se para definir ações de prevenção.

Imbituba

Imbituba começa nesta segunda-feira uma cruzada com o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, em reunião, após serem encontradas larvas do inseto em três armadilhas e em um depósito com retenção de água. Todos os pontos ficam na área portuária da cidade.
A intenção da campanha é vistoriar 100% dos imóveis localizados em um raio de 300 metros das áreas onde foram detectados os focos. As armadilhas estavam no berço 1 do porto, no portão 1 de acesso ao Porto, no portão de acesso à antiga Indústria Carboquímica Catarinense (ICC) e ainda em uma lixeira na via principal da área portuária.

Na reunião, foram propostas diversas ações que terão início nesta semana, através da articulação intra e intersetorial dos órgãos e instituições envolvidas como secretaria de saúde da prefeitura, 19ª gerência regional de saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), além da participação efetiva da população.

Segundo a secretária de saúde da prefeitura, a vice-prefeita Léa Lopes, o Programa de Controle da Dengue no município de Imbituba realiza ações constantes de vigilância para a detecção do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Um dos trabalhos é a inspeção das armadilhas (partes de um pneu com água), colocadas em locais considerados como estratégicos, a exemplo do porto e vias de acesso à cidade.

A secretária garante que foram encontradas apenas larvas. “Não temos a doença no município. Encontrar as larvas nas armadilhas mostra que o trabalho de prevenção está sendo eficaz, mas é preciso que as pessoas também façam a sua parte, e evitem deixar água limpa e parada, que é o local ideal para os mosquitos da dengue procriarem”, alerta Léa.

Sua parte
A prevenção a dengue começa em casa. Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida. As garrafas devem ser guardadas de boca para baixo. Pneus velhos devem ser guardados em lugar coberto ou furados. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.