Destaque para a ação da ESF Vila Nova, que fará a 3ª edição do “Na Rota Certa”, uma atividade voltada à saúde dos caminhoneiros  -  Foto:Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul
Destaque para a ação da ESF Vila Nova, que fará a 3ª edição do “Na Rota Certa”, uma atividade voltada à saúde dos caminhoneiros - Foto:Prefeitura de Imbituba/Divulgação/Notisul

Imbituba

A campanha Novembro Azul, que busca a promoção da saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata, tem uma extensa programação em Imbituba. A principal ação será a 1ª Jornada Novembro Azul na próxima quinta-feira, às 19h30min, no Paes Leme Esporte Clube (Plec). Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, será realizada palestra com o médico urologista do município, Odilon Gomes Assumpção Filho. 

A secretária de saúde Maria Martins destaca que a prevenção é muito simples. “Pedimos aos homens que procurem o médico da sua unidade de saúde e façam o exame PSA, que é um exame de sangue. Dependendo do resultado, será encaminhado para o urologista para realizar o exame do toque retal”, afirma.

As unidades de saúde estão com uma extensa programação para a comunidade. Em alguns bairros, o atendimento será estendido até as 20 horas ou aberto aos sábados para atender os homens que não conseguem dispensa do trabalho. Outras equipes sairão com abordagens nos locais de trabalho predominantemente masculinos. 

Destaque para a ação da Estratégia Saúde da Família Vila Nova no dia 26, que fará a 3ª edição do “Na Rota Certa”, uma atividade voltada à saúde dos caminhoneiros, em parceria com a equipe de DST/AIDS, com a realização de testes rápidos, e informações e procedimentos como HGT, PSA e avaliação IMC. A ação será no Posto Recanto, às margens da BR-101.