Tubarão

Trinta e um soldados da 3ª Companhia de Infantaria de Tubarão que atuaram nas Olimpíadas do Rio de Janeiro chegam na tarde de hoje à Cidade Azul. O grupo embarcou às 15 horas de ontem em um ônibus fretado da cidade dos jogos após 33 dias em missão de segurança.

De acordo com o comandante da 3ª Companhia, major Marcelo Sousa de Pinho, o grupo fica dispensado por uma semana e já regressa para atuar na segurança das Paralimpíadas, também na capital carioca, até o fim de setembro.

Os soldados atuaram nas comunidades, conforme treinamento realizado no quartel e em operações especiais. 

A saída foi no dia 20 de julho, mas só no dia 26, após as últimas instruções, os militares iniciaram a missão.

Parte da Semana do Soldado, corrida receberá mais de 600 competidores em Tubarão
Foto:
Kalil de Oliveira/Notisul

Iniciada ontem, a Semana do Soldado será concluída no próximo domingo com a tradicional corrida do Dia do Soldado, que desde ontem está com as inscrições esgotadas. Ao todo, 520 pessoas receberão medalhas e o kit do evento. Ainda assim, os organizadores esperam mais de 600 participantes, pois soldados, bombeiros e o agrupamento da Marinha já anunciaram que participam sem disputar medalhas. 

Ontem, das 14 às 17 horas, no quartel do Exército, mais de 100 crianças da escola Martinho Guizzo, no bairro Passagem, inauguraram a programação. Pista de corda, passeio de viatura e corrida no saco foram algumas atividades. Na parte da manhã, os soldados visitaram o colégio Henrique Fontes, em palestra para mais de 250 estudantes e, amanhã, no CTG Tio Preto, auxiliam o encontro das Apaes para mais de 600 participantes.

O ponto alto da semana será o dia de juramento à bandeira, na quinta, às 7h30min, quando 100 jovens saem do efetivo variável para formatura de soldado (foto). Em seguida, as autoridades oferecem um café aos soldados de reserva, quando são aguardados homens que fizeram parte da história da companhia, inclusive os que atuaram na enchente de 1974.