Tubarão

As oscilações do tempo não dão trégua na região. A Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram alertam para o risco de chuvas, ventos fortes e raios em todo o Estado hoje e amanhã. Não está descartada a possibilidade de granizo em pontos isolados. O volume pode chegar a 100 milímetros, principalmente na divisa com o Paraná. Nas demais regiões, o volume de chuva deve ser menor, chegando a 30 milímetros. Há também condição para ocorrência de raios, rajadas de ventos fortes e queda de granizo à medida que a chuva avança.

Segundo os meteorologistas, a ocorrência destes fenômenos é devido à atuação de dois sistemas meteorológicos: um cavado (região de convergência de ventos) e à corrente de jato, associadas à forte instabilidade atmosférica sobre Santa Catarina. “São chuvas típicas de verão e, geralmente pancadas com trovoadas, porém volumosas para um curto espaço de tempo”, explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Esta condição de chuva é favorecida pela temperatura alta e pelos valores elevados de umidade. Martins explica que as rajadas de ventos não são tão preocupantes como as que ocorreram na madrugada do último domingo, em Florianópolis. “O evento registrado na capital é bem atípico, e o último semelhante a ele aconteceu em 2005”, lembra.

Já amanhã, a previsão é que o dia inicie com variação de nuvens, com o retorno da chuva em todas as regiões no período da tarde. Segue o risco de descargas elétricas e queda de granizo. Os indicativos são de que a instabilidade persista também no sábado, com ocorrência de chuva mais forte na madrugada e manhã.