Foto:Rafael Andrade/Banco de Imagens/Notisul
Foto:Rafael Andrade/Banco de Imagens/Notisul

Kalil de Oliveira
Tubarão

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito em Tubarão, as autoridades da área seguem em visita a empresas, órgãos públicos e escolas com a campanha de conscitização pela redução de acidentes, entre oturos.

O subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Vilson Schlickmann Sperfeld, revela que mensalmente há 50 pessoas feridas em acidentes de trânsito em Tubarão, vítimas de imprudência, negligência e imperícia quase sempre dos próprios condutores.  Sem vítima são 150 acidentes mensais. "São situações que a gente observa diariamente. Nas segundas-feiras, por exemplo, são publicadas as notícias de mortes por acidentes nos jornais e as pessoas reagem como se não tivesse nada a ver com elas. Isso tem que mudar", argumenta.

O major lembra ainda dos perigos das motocicletas. Noventa por cento das vítimas são encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Justamente pessoas que ficam internadas, sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde. 

Sobre as mortes, o índice fica próximo de dez ocorrências por ano. Até sábado, na programação da Semana Nacional de Trânsito, os organizadores devem apresentar uma simulação de acidentes na Praça 7 de Setembro, no Centro, para chamar a atenção da população em geral. 

Vistoria veicular gratuita
Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, as empresas que atuam na inspeção veicular vão oferecer amanhã a inspeção gratuita dos automóveis. Os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível e saem com um laudo informando se o seu veículo está seguro para transitar.