Jailson Vieira
Tubarão

Cerca de 145 milhões de eleitores devem ir às urnas no próximo dia 2 para eleger os novos vereadores e prefeitos dos mais de cinco mil municípios no Brasil. Na região de Tubarão, que compreende a 33ª e 99ª zonas eleitorais, a expectativa é que 144.856 mil votantes compareçam aos locais de votação e depositem a sua confiança nos representantes do executivo e legislativo.

Conforme o chefe de cartório da 33ª zona eleitoral, Ricardo Leonetti, serão 260 locais de votação (urnas) para atender os votantes da Cidade Azul margem direita, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio. Esta área abrange 82.106 mil eleitores, 48 mil exercem o seu pleito em Tubarão. “As urnas estão bem guardadas no fórum de Tubarão. Somente os técnicos da justiça eleitoral têm acesso a elas para realizarem as devidas manutenções e configurações”, esclarece Ricardo.

Por outro lado, o número na 99ª zona será de 185 urnas à disposição de 62.750 mil pessoas. Desses, 27.198 mil pertencem a Tubarão margem esquerda e os demais são de Capivari de Baixo, São Martinho, Armazém e Gravatal.

De acordo com o chefe de cartório desta abrangência, Gustavo André Batisttella Zmuda, os treinamentos com os mesários já iniciaram. “Estamos realizando as atividades com os mesários e teremos dias de muito trabalho. No dia 1º, as urnas serão entregues nos locais de votação ou no lugar que o delegado de prédio entender que é mais seguro”, explica Gustavo.

A partir de novembro os testes biométricos deverão ser iniciados na Cidade Azul. A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Poucos municípios catarinenses estão cadastrados para realizarem esta atividade.