Imbituba

O edital de licitação de concorrência internacional para a contratação da execução das obras de dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários do Porto de Imbituba foi publicado pela secretaria dos portos. As propostas, que deveriam ser abertas no último dia 9, em Brasília, foi adiada para o próximo dia 30.
Com o término das obras, o calado de 10,8 metros passará a ter 14,5 metros, e se tornará um dos maiores do país. O trabalho, que faz parte do PAC 2, está orçada em R$ 48 milhões. Deste total, R$ 5 milhões já foram disponibilizados, para que a secretaria desse início ao processo licitatório.

“Nós realizamos um longo trabalho nos últimos quatro anos culminando na espera pelo lançamento deste edital. Agora, vamos trabalhar para que quando a obra estiver concluída as linhas com grandes navios tenham melhores condições de operar”, avalia o administrador do porto Jeziel Pamato,
A obra aumentará a capacidade de receber do porto para dez milhões de toneladas de cargas e 970 mil TEUs (unidade de medida para contêineres). A expectativa é aumentar ainda mais nos próximos três anos.