Senador Dário Berger (E), secretário de turismo de Laguna, Iberê Aguiar (C) e deputado Edinho Bez. - Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul.
Senador Dário Berger (E), secretário de turismo de Laguna, Iberê Aguiar (C) e deputado Edinho Bez. - Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul.

Florianópolis

Laguna é uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina. Fundada em 1676, é quase um museu a céu aberto com edificações históricas. A Cidade Juliana é conhecida por suas atrações culturais e naturais, as quais atraem milhares de turistas todos os anos. Com todos os seus atrativos, a cidade conquistou espaço de destaque recentemente, por meio de um painel no saguão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, o único município do Estado a ter um espaço publicitário no principal ponto de chegada de turistas nacionais e estrangeiros. 

No período de fim de ano, a estimativa é que cerca de dois mil voos pousem nas pistas do aeroporto, 1530 internacionais. O destaque é fruto de uma parceria entre a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), do deputado federal Edinho Bez (PMDB) e da Secretaria de Turismo da prefeitura de Laguna. 

O titular da pasta, Iberê Aguiar, reforça a importância de chamar a atenção dos visitantes já no desembarque. “Laguna tem condições para emplacar entre os dez principais roteiros turísticos do Brasil. Somos únicos em inúmeros aspectos. Este chamariz desperta a curiosidade dos viajantes, que podem incluir a cidade nos seus roteiros com facilidade. São milhares de pessoas que passam aqui todos os dias”, destaca Iberê.

O senador Dário Berger (PMDB), juntamente do secretário e do deputado Edinho Bez, acompanhou a instalação do painel, e aprovou a ideia. “É uma forma muito interessante e criativa de valorizar as belezas de Laguna, um município lindo do interior do nosso amado Estado”, frisa o senador.

Cidade Juliana reúne diversas atrações turísticas
Com cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Laguna é considerada uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina com seus casarios coloniais, que faz o visitante viajar no tempo.

Foi também em Laguna que nasceu uma das mais importantes personagens da história do Brasil: Anita Garibaldi, cuja trajetória de luta ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi está muito bem contada nos museus da cidade. O município também abriga outra construção histórica, o Farol de Santa Marta (1891), o maior em alcance visual da América do Sul. 

As atrações naturais também encantam, tanto na região do farol quanto nas praias centrais de Laguna, frequentadas por surfistas e pescadores. No verão, é tomada por turistas, especialmente no Carnaval – considerado um dos mais animados do Sul.