O responsável pelo departamento de tributação e cadastro imobiliário da prefeitura, Clóvis Luiz Gomes, avisa que a prefeitura ajuizará as dívidas referentes aos anos de 2006 e 2007
O responsável pelo departamento de tributação e cadastro imobiliário da prefeitura, Clóvis Luiz Gomes, avisa que a prefeitura ajuizará as dívidas referentes aos anos de 2006 e 2007

Karen Novochadlo
Tubarão

Os habitantes de Tubarão pagarão 8,85% a mais nos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2011. O reajuste é calculado de acordo com o percentual de atualização do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). No ano passado, a taxa não havia sofreu nenhum aumento.

Os funcionários do departamento de tributação da prefeitura ainda não terminaram os cálculos da arrecadação do ano passado. A hipótese é que o valor seja superior ao arrecadado em 2009, aproximadamente R$ 8 milhões.

Para 2011, espera-se uma quantia equivalente. Quanto à taxa de inadimplência, em 2009 manteve-se em cerca de 30%. "Esperamos que tenha reduzido em algum percentual em 2010", revela o responsável pelo departamento de tributação e cadastro imobiliário da prefeitura, Clóvis Luiz Gomes.

Em Tubarão, existem cerca de 70 mil imóveis cadastrados, entre edificações e terrenos baldios, no departamento de tributação. Desde 2006, não é realizada uma atualização deste número. "A expectativa é que seja realizada este ano. Já conversamos com o prefeito sobre isso", explica Clóvis.

Nas próximas semanas, a prefeitura ajuizará as dívidas referentes aos anos de 2006 e 2007. E, posteriormente, as de 2008 e 2009. Isso significa que entrará com processo no fórum de Tubarão contra os devedores. Estes terão que quitar os tributos e arcar com os custos dos processos.

 

Saiba mais como quitar o seu carnê
Os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começarão a ser entregues pelo correio no dia 15 do próximo mês. Os proprietários de terrenos baldios deverão requerer o carnê no departamento de tributação da prefeitura ou pela internet, através do site www.meuiptu.com.br.

O contribuinte que estiver em dia com o IPTU receberá um desconto de 10%. E quem optar por pagar em cota única pode ter um benefício maior ainda.

Até o dia 9 de março, o desconto será de 20% e até 8 de abril, 15%. O valor pode ser parcelado em até dez vezes, com parcela mínima de R$ 44,58 – menor que do ano passado.

 

Fique em dia  com o imposto
A dívida do IPTU pode ser parcelada em até quatro vezes, com redução da multa em 80% e dos juros em 50%. Procure o departamento de tributação da prefeitura, localizado na rua Tubalcain Faraco, no edifício Center Park. O telefone é 3621-9119.