Priscila Alano
Tubarão

Está na hora de tirar os casacos pesados, cachecóis e demais agasalhos de inverno novamente do guarda-roupa. Os institutos meteorológicos alertam que uma massa de ar polar passa a atuar hoje no estado e provocará quedas bruscas nas temperaturas. A previsão é que na serra possa até nevar.

O climatologista Rafael Marques, da estação Oregon, na Vila Moema, em Tubarão, confirma a previsão anunciada, e adianta esta quinta-feira será um dia bem gelado. Ele lembra que, em maio, uma massa de ar provocou queda nas temperaturas, e no último mês não houve registro de temperaturas baixas. “Esta massa de ar irá provocar chuvas amanhã (hoje) e em seguida quedas bruscas nas temperaturas. Os modelos indicam máxima de 10ºC na quinta-feira”, explica Rafael.

O volume de chuva deve variar entre 30 e 50 milímetros, principalmente entre o oeste e o sul do estado. Para a madrugada de quarta-feira, a previsão é de temperatura abaixo de zero grau nas áreas altas do estado, com formação de geada. A onda de frio deve permanecer no estado até o próximo fim de semana. Alguns institutos meteorológicos alertam que as temperaturas podem ser as mais baixas dos últimos anos. Em alguns pontos do planalto catarinense, pode ficar mais de 72 horas consecutivas com marcas abaixo de zero. “Devemos nos agasalhar bem para sair de casa nos próximos dias, pois as madrugadas e manhãs devem ter temperaturas próximas aos 6ºC”, orienta Rafael.

10º C é a previsão de sensação térmica para os próximos dias.