Zahyra Mattar
Laguna

Foram anos de pedidos, meses de espera, dias de protestos – não exatamente nesta ordem! Apesar dos percalços, a região terá uma obra importante para o turismo e o desenvolvimento econômico concretizada. Anote na agenda: dia 17 de dezembro, às 14 horas, na escola do Farol de Santa Marta, em Laguna.

Estas são a data, a hora e o local previstos para a assinatura da ordem de serviço ao início dos trabalhos de pavimentação da SC-100, a Interpraias, no trecho lagunense. A data está pré-agendada pelo governador Leonel Pavan (PSDB) para visitar a região.

Pela manhã, às 10 horas, ele inaugura as obras físicas do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. Como o Notisul antecipou há mais de um mês, o serviço começa somente em 2011, em virtude de ser fim de ano.

A SC-100 está dividida em dois lotes de obras. O primeiro, diz respeito à pavimentação asfáltica dos 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, até o Camacho, em Jaguaruna. A Setep, de Criciúma, será a responsável pela execução dos serviços. O investimento será de R$ 20.929.047,40.

O ou lote será de responsabilidade da A. Mendes, de Gravatal. A missão será pavimentar, com paralelepípedos, os 2,280 quilômetros de acesso ao Farol de Santa Marta. O valor licitado foi de R$ 2.770.115,66. A previsão de término dos serviços em ambos os lotes é de um ano.

A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. O projeto visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.