Em Tubarão, nenhuma das duas agências da Caixa Econômica Federal têm atendimento. Os caixas eletrônicos, contudo, seguem em funcionamento. Casas lotéricas também são a opção para os consumidores.
Em Tubarão, nenhuma das duas agências da Caixa Econômica Federal têm atendimento. Os caixas eletrônicos, contudo, seguem em funcionamento. Casas lotéricas também são a opção para os consumidores.

Zahyra Mattar
Tubarão

A exemplo do que fez o Itaú, no começo da semana, todas as outras instituições financeiras da rede privada do país conseguiram interditos proibitórios para minimizar os efeitos da greve dos trabalhadores, deflagrada em âmbito nacional há quase duas semanas.
Com isso, agências do Bradesco, HSBC e Santander também diluíram o movimento grevista. Em Tubarão, apenas a rede pública segue mobilizada. Este tipo de ação tem a finalidade de proibir qualquer tipo de manifestação em frente dos estabelecimentos.

Esta greve é considerada a mais forte dos últimos 20 anos, em virtude do grande número de agências fechadas (8.556 frente as 8.278 unidades do ano passado).
Os bancos ainda não apresentaram uma nova contraproposta aos trabalhadores. Na última apresentada, no dia 23 do mês passado, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou um índice de reajuste de 8%. O percentual é 0,6% superior ao INPC (7,4%). Por outro lado, os trabalhadores pleiteiam a participação nos lucros e resultados e reajuste de 5% mais o índice do INPC (com isso, chega a um total de 12,8%).

Base sindical em Tubarão

Municípios de abrangência
Tubarão (base), Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Jaguaruna, Lauro Müller, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Sangão e Treze de Maio.

Agências em greve

Armazém – Banco do Brasil.
Braço do Norte – Banco do Brasil, BB/Besc e Caixa Econômica Federal.
Capivari de Baixo – Banco do Brasil/Besc e Caixa Econômica Federal.
Grão-Pará – Banco do Brasil.
Gravatal – Banco do Brasil.
Jaguaruna – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Lauro Müller – Banco do Brasil.
Orleans – Banco do Brasil, BB/Besc e Caixa Econômica Federal.
Santa Rosa de Lima – Banco do Brasil.
São Ludgero – Banco do Brasil e BB/Besc.
Pedras Grandes – Banco do Brasil.
Treze de Maio – Banco do Brasil.
Tubarão – Banco do Brasil (Centro; margem esquerda, bairro oficinas); BB/Besc (Centro); Caixa Econômica Federal (Centro e margem esquerda); Banrisul.