Imbituba

Com o intuito de  conhecer experiências e práticas relacionadas ao ecoturismo em duas áreas turísticas do nordeste, os representantes da equipe de desenvolvimento do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no litoral catarinense, do Sebrae/SC, embarcam na próxima terça-feira para a Bahia. Gerentes da entidade, secretários de turismo de Garopaba, Imbituba e Laguna (três participantes da primeira etapa) e 20 empresários de hotéis, restaurantes e atividades receptivas também integram o grupo.

“Nosso itinerário será na Costa do Descobrimento e Costa das Baleias, que ficam nas cidades de Porto Seguro, Arraial D´ajuda, Prado e Caravelas. São locais onde o turismo de observação de baleias é extremamente desenvolvido e servirá de inspiração para aplicação no litoral Sul catarinense”, explica Juliana Baldessar Ghizzo, gerente de projetos da coordenação regional sul do Sebrae/SC.

Ao fim da missão será elaborada uma carta de intenções para a rota de ecoturismo da Baleia Franca em Santa Catarina. “Nosso foco de análise ocorre a partir de quatro pilares estratégicos: práticas de inovação de produtos e serviços, de infraestrutura, de promoção (informação, divulgação e vendas), de gestão privada, pública e público-privada” informa a analista do Sebrae/SC, Luana Carvalho.

Os secretários de turismo de Garopaba, Imbituba e Laguna, Fernando Ambrósio, Paulo Sefton e Hênio Cardoso, esperam resultados em curto prazo. “Com os seminários de capacitação oferecidos pelo Sebrae/SC e a Rota da Baleia Franca instituída, os pequenos negócios vão evoluir no atendimento e na maneira de se apresentar aos turistas, já em 2016 ”, afirma Paulo Sefton, secretário de turismo de Imbituba.