Orquestra de Lata se apresentou no Parque Ambiental durante cerimônia  -  Foto:Duda Hamilton/Divulgação/Notisul
Orquestra de Lata se apresentou no Parque Ambiental durante cerimônia - Foto:Duda Hamilton/Divulgação/Notisul

Capivari de Baixo

Encantos do Sul. Esse foi o nome escolhido pela comunidade depois de dez dias de votação na internet e pesquisa com frequentadores do Parque Ambiental localizado em Capivari de Baixo. Três nomes concorreram: Parque Ambiental Encantos do Sul; Parque Ambiental da Energia e Parque Ambiental Recanto Eco-cultural. 

O Parque Ambiental Encantos do Sul durante os três anos teve cerca de 632 mil visitantes,  368 eventos, com a participação de quase 200 mil pessoas valorizando a sustentabilidade local. A cerimônia de escolha do nome abriu as comemorações do terceiro ano de aniversário da estrutura. O diretor presidente da Engie, Eduardo Sattamini, proprietária do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em seu discurso, falou da importância do Parque e da transformação do grupo. “Mudamos de marca e também de filosofia, pois queremos transformar nosso futuro. E o Parque Encantos do Sul é um exemplo dessa ação. Esse não é um Parque da Empresa, justamente por isso trocamos de nome. O Parque é um investimento da nossa Companhia, mas ele é da comunidade e, por isso, o nome está ligado à região Sul de Santa Catarina”, destaca. 

Depois do anúncio do novo nome, o público assistiu a Orquestra de Lata, da ONG Moradia e Cidadania.

O parque
Inaugurado em 2013, o Parque Ambiental foi criado para ampliar o relacionamento com a comunidade do entorno do complexo de geração de energia. É o único parque que, além de pistas de caminhada e ciclovias, conta com um Centro de Cultura e Sustentabilidade com 700 metros quadrados, abrigando teatro e local para congressos e exposições. Na área externa, concha acústica, cantina e inovação, como o módulo de energia fotovoltaica.

Atrações de aniversário
As comemorações se estendem até domingo. Entre as atrações estão a exposição de dez elefantes da Efephant Parede; pista de skate e grafite na parede do Centro de Cultura. Além de música, oficinas de estêncil e bambolê, a presença da Turma do Animazoo, a Mostra de Cinema Infantil, com o filme ‘O Pequeno Príncipe” e o premiado violonista catarinense Felipe Coelho.  Uma das principais atrações é o show de Dudu Filetti e Arhtur Bianchini, nesse sábado às 20h30min. A entrada no Parque nesses três dias será um alimento não perecível ou roupa, uma campanha para auxiliar as famílias atingidas pelo tsunami/ciclone.