Florianópolis

Os empresários de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Alagoas participam em Paris, na França, da Batimat, a maior feira da construção civil da Europa. A missão é articulada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Apex-Brasil. Entre os destaques da feira estão as tecnologias ecologicamente corretas, especialmente as matérias-primas naturais ou aquelas que possuem o menor impacto ambiental. O grupo encerra a missão amanhã.

Realizada a cada dois anos, a feira é conhecida como o salão internacional da construção. A feira conta com mais de 2,5 mil expositores e estima receber 400 mil visitantes de 170 países. Junto com a Batimat também são realizadas outras duas feiras: a Idéoban, exposição de materiais sanitários, e a Interclima+Elec, evento voltado à eletricidade e à climatização.

Na feira, os empresários brasileiros ​têm conhecido novas tecnologias aplicadas principalmente na resolução de problemas nas construções. Muitas empresas expositoras têm escritórios ou representação no Brasil e demonstram bastante interesse neste mercado. Desde 2008, o segmento de novas construções na França está desaquecido. O setor tem se fortalecido com as reformas de prédios com aparência antiga.

Por meio da missão, os empresários têm a oportunidade de identificar e prospectar parceiros comerciais e tecnológicos; analisar a concorrência do Brasil no mercado europeu; aumentar a competitividade do setor e promover a realização de parcerias, transferências tecnológicas e de conhecimento.