Unidade continua a produção de duchas e torneiras elétricas em Tubarão -  Foto:Lysiê Santos/Notisul
Unidade continua a produção de duchas e torneiras elétricas em Tubarão - Foto:Lysiê Santos/Notisul

Lysiê Santos
Tubarão

Lembra daquela brincadeira de telefone sem fio? Um diz daqui, o outro compartilha acolá e quando se viu a informação já está totalmente distorcida. Em tempos de redes sociais, os boatos continuam se espalhando. Não é apenas em conversa no pé da calçada. Hoje é muito mais fácil fazer circular uma informação falsa com a ajuda de aplicativos como o Whatsapp, por exemplo, e pelas redes sociais como o Facebook. A mentira renovou suas ferramentas e tem atingido centenas de pessoas que acabam acreditando e repassando a informação errônea. 

Em Tubarão, não é de hoje que o possível fechamento da unidade industrial da Duratex – Hydra (antiga ThermoSystem) é especulado. Nas últimas semanas, os boatos se fortaleceram entre os moradores do município e também através das redes sociais. A notícia de que cerca de 400 funcionários seriam demitidos assustou os funcionários e familiares que dependem da renda para sobreviver. 

O fato foi questionado pela equipe do Notisul aos representantes da empresa em Tubarão e em São Paulo, que divulgaram a posição da unidade. “A empresa informa que vem implementando ações para melhorar a utilização da capacidade de produção de suas fábricas em Tubarão (SC) e Aracaju (SE), bem como ajustando o nível total de produção à demanda do mercado. Por causa desses fatores houve a necessidade de adequar o quadro de seus colaboradores”, afirma a nota.

Segundo os funcionários, a empresa permanece na cidade e amplia seus investimentos no setor. “Todos os anos a empresa faz a readequação do quadro de colaboradores ocorrendo algumas demissões, mas por enquanto não temos uma posição dos diretores para a demissão de 400 funcionários como vem sendo falado”, destacam. 

A empresa
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, com controle compartilhado entre os conglomerados Itaúsa – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos. Maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do hemisfério sul, é líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra. Também está entre as dez maiores empresas globais dos setores em que atua. Com sede em São Paulo, conta com cerca de 12 mil colaboradores e 15 unidades industriais. A unidade de Tubarão possui mais de 200 funcionários. A compra da ThermoSystem pelo grupo Duratex foi anunciada em setembro de 2012, ao custo de R$ 63 milhões. Na época, a intenção era expandir.