Vereadores eleitos preparam-se para o ato em ensaios. Posse será neste domingo, no salão paroquial da Matriz de Braço do Norte. - Foto: Lysiê Santos/Notisul
Vereadores eleitos preparam-se para o ato em ensaios. Posse será neste domingo, no salão paroquial da Matriz de Braço do Norte. - Foto: Lysiê Santos/Notisul

Lysiê Santos
Braço do Norte

Prefeitos, vices e vereadores de todos os municípios do país preparam-se para assumir seus respectivos cargos neste domingo. Em Braço do Norte, a Câmara fará a sessão solene de posse dos agentes políticos eleitos para o mandato 2017/2020 no Salão Paroquial, no Centro, às 17 horas. A solenidade inicia com a posse dos 11 parlamentares da Casa, em seguida a posse do prefeito e vice. Ontem à tarde, eles participaram de um ensaio no local da posse. 

Após o rito de oficialização dos cargos, a sessão passa para uma segunda etapa, que será presidida pelo vereador mais votado no município: Israel de Souza (PMDB). O ato definirá, por votação, a mesa-diretora para o biênio 2017/2018. 

O novo poder legislativo de Braço do Norte é composto por “marinheiros de primeira viagem”. Dos 11 eleitos, apenas três reelegeram-se: Arlete Ramos (PP), Maria da Silva Kulkamp (PP) e Soraya Michels Richter (PSDB), os demais atuarão pela primeira vez no poder legislativo.

Redução de gastos e saúde são prioridades da gestão do novo prefeito
O prefeito eleito Roberto Kuerten Marcelino (PSD) e o vice-prefeito Ronaldo Fornazza (PP) já definiram o primeiro escalão do novo governo. Para a secretaria de administração o nome escolhido foi de Silvânio Mates. Para a pasta da educação a escolhida foi Claudinéia Niehues. A secretaria de obras será comandada por Wolnei Schuroeff, o Duda. Francisca Leonel da Silva, a Quinha, foi a escolhida para o comando da secretaria da saúde e o gabinete será de responsabilidade de Ramon Beza. 

O novo prefeito já afirmou que redução dos cargos comissionados e investimento na área da saúde estão entre as prioridades da gestão. Outros setores como a infraestrutura e o agronegócio que movimenta grande parte da economia do município estão sendo analisados. Após as primeiras mudanças, no segundo semestre será enviado a Câmara de Vereadores um projeto para reforma administrativa com extinção de cargos e transformações de outros setores além da economia com aluguéis. 

Em Jaguaruna, sessão de posse está marcada para as 18 horas
A Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaruna realizará a sessão solene de posse dos agentes políticos eleitos para o mandato 2017/2020, no Clube 1° de Janeiro, às 18 horas. O ato inicia com a posse dos 11 vereadores, seguida da posse do prefeito eleito Edenilson Montini (PMDB) e do vice-prefeito Francisco Elpídio de Souza (PSDB). Após a solenidade, os novos vereadores participam da votação da mesa-diretora para o biênio 2017/2018. A sessão será presidida pelo legislador mais votado do município, Mauro Ferreira (PMDB).

Missa de ação de graça será celebrada em ato de posse do eleitos em Tubarão
Em comemoração ao novo mandato, o prefeito eleito de Tubarão, Joares Ponticelli, solicitou ao bispo Dom João Francisco Salm que celebrasse uma missa de Ação de Graças. A reunião católica ocorrerá no domingo, às 9 horas, na Catedral Diocesana, no Centro. A sessão solene de posse está marcada para às 19 horas no Espaço Integrado de Artes da Unisul, no bairro Dehon. Após o ato, os vereadores se reunirão no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal, onde irão eleger a mesa-diretora para o biênio 2017/2018.