Carolina Carradore
Tubarão

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve julgar hoje o pedido de recurso que pede a manutenção da candidatura do vereador Edson Firmino (PDT), de Tubarão, aspirante a deputado federal.

O embargo declatório foi protocolado sábado pelo advogado do PDT, Luciano Vambroza. No fim da semana passada, o tribunal divulgou o indeferimento da candidatura de Firmino. A justificativa foi a falta de uma negativa criminal da justiça federal de 2º grau do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. “Já entregamos esse documento e agora não vejo mais porque minha candidatura não será aceita”, disse ontem o candidato, que continua em ritmo de campanha.

Segundo o TRE, apenas uma certidão narratória foi apresentada junto com a documentação de Firmino, expedida pela 1ª Vara Federal da Comarca de Criciúma. O documento relata a existência de um processo, alegando que o vereador tem uma condenação por contrabando e descaminho, fato contestado pelo candidato. “Não tenho nenhuma condenação. Tenho o nome limpo”, garante.