Amanda Menger
Tubarão

Termina neste sábado o prazo para os partidos políticos registrarem as candidaturas dos interessados em concorrer às eleições municipais de outubro. Até esta sexta-feira, na Amurel, quatro partidos (dois de Treze de Maio, um de Sangão e outro de Pedras Grandes) entregaram documentos no cartório da 33ª zona eleitoral de Tubarão e outros quatro (dois de São Martinho e dois de Gravatal) na 99ª zona eleitoral de Tubarão. Já nos cartórios da 62ª zona eleitoral, de Imaruí, da 20ª zona, de Laguna, da 44ª, de Braço do Norte, e da 73ª, de Imbituba, nenhum partido fez o registro.

“A maioria dos integrantes dos partidos veio até o cartório e solicitou informações sobre a documentação, mas vai fazer o registro mesmo só no sábado”, afirma a chefe do cartório da 33ª zona, Marisley Gomes Silvério. A justiça eleitoral passa a trabalhar em regime especial a partir deste fim de semana, com plantões aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

“Estamos preparados para fazer a maior parte dos registros neste sábado. O processo é relativamente rápido, mas precisamos conferir toda a documentação”, explica o analista judiciário do cartório da 99ª zona, também em Tubarão, Manuel Serafim Cabral. “Em Imaruí, são duas chapas e eles estão com muitas dificuldades de preencher os formulários. Por isso, vão deixar para registrar mesmo no sábado”, revela o técnico judiciário Roni Fortunato.

Registros
Os candidatos escolhidos nas convenções e que, por ventura, não tenham sido registrados pelos partidos, podem procurar os cartórios eleitorais neste domingo e na segunda-feira, por iniciativa própria.
O pedido de registro é feito em papel, juntamente com uma cópia em meio eletrônico (disquete, CD, DVD).

Os cartórios ficam responsáveis por conferir os documentos e registrar em um software desenvolvido para o registro de candidaturas: Sistema de Candidaturas Módulo Externo (CANDEx). A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que, até o dia 14, os dados apresentados no site estejam próximos do total de registros realmente efetuados. Depois do registro, o juiz eleitoral pode homologar ou não a candidatura.