Amanda Menger
Tubarão

Em cinco das seis zonas eleitorais da Amurel foram feitos pedidos de impugnação que totalizaram 81 ações. Destes, 27 foram julgados e 16 candidatos foram impugnados. Em Imbituba, onde foram registrados 54 pedidos, nenhum foi julgado até esta sexta-feira. A expectativa é que a juíza Ana Cristina Borba Alves comece a sentenciar as ações na próxima semana.

O prazo para que a justiça eleitoral dos municípios julgue os pedidos de impugnação termina no dia 16.
Em Laguna, mais dois candidatos a vereador tiveram os registros de candidatura indeferidos: Joel dos Reis e Célio Damiani, ambos do PMN. O partido está com a validade de vigência do diretório municipal vencido.

Os dois já recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “O juiz Maurício Mortari considerou que o partido não está organizado nem em Laguna nem no estado. Nós já protocolamos o recurso e vamos aguardar a decisão da instância superior”, revela Adriano Teixeira Massih, advogado da coligação “Laguna Amada”, formada por PT, PP, PRB, PTB, PMN, PSB.

Ainda em Laguna, o candidato a vereador Rogério José Pereira, o Rogério do Camarão (PSDB), foi excluído do pleito. O MPE pediu a impugnação, aceita porque o candidato não apresentou os documentos necessários ao registro da candidatura. Rogério não formalizou o recurso.

Em Imaruí, a juiza Lílian Telles de Sá Vieira acatou, nesta sexta-feira, mais cinco pedidos de impugnação. Quatro candidatos também concorreram em 2004, mas não prestaram contas no período previsto pela justiça eleitoral. No quinto outro caso, o candidato teve o registro de filiação partidária cancelada pelo TRE em processo administrativo. Em todos os casos, é possível recorrer à instância superior (confira os impugnados na tabela abaixo).

Candidatos impugnados

Tubarão
Genésio Goulart (PMDB) – candidato a prefeito. A justiça eleitoral considerou a sua vida pregressa. O candidato já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Irmoto Feuerschuette (DEM) – candidato a vice-prefeito. Teve o nome citado na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter as contas rejeitadas em processos que não cabem mais recursos. Ele já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Dionísio Bressan Lemos (PP) – candidato a vereador. Teve o nome citado na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter as contas rejeitadas em processos que não cabem mais recursos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) argumentou a favor do registro de candidatura no recurso solicitado pelo candidato junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Laguna
Rogério José Pereira (PSDB) – candidato a vereador. Não apresentou os documentos solicitados pelo Ministério Público referentes ao registro da candidatura. Não recorreu à instância superior e foi excluído do pleito.
Adilcio Cadorin (DEM) – candidato a vice-prefeito. Teve o nome citado na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter as contas rejeitadas em processos que não cabem mais recursos. Ele tem até este sábado para solicitar o recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Joel dos Reis (PMN) – candidato a vereador. O partido está com a vigência do diretório municipal vencido. Ele já solicitou o recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Célio Damiani (PMN) – candidato a vereador. O partido está com a vigência do diretório municipal vencido. O candidato já solicitou o recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Treze de Maio
Itamar Bonelli (PMDB) – candidato a vice-prefeito. Teve o nome citado na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter as contas rejeitadas em processos que não cabem mais recursos. O candidato solicitou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Braço do Norte
Ademir Matos (PMDB) – candidato a prefeito. Foi condenado em um processo que não cabe mais recursos, o que o deixa, pela lei complementar 64 de 1990, inelegível até 18 de julho de 2011.

Imaruí
Pedro Roussenq (PMDB) – candidato a prefeito. Teve o nome citado na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por ter as contas rejeitadas em processos que não cabem mais recursos. O candidato solicitou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Bráulio Teixeira (DEM) – candidato a vereador. Ele foi condenado em um processo que não cabem mais recursos. O candidato solicitou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Dener Corrêa Barreto (PP) – candidato a vereador. Foi candidato em 2004 e não apresentou a prestação de contas dentro do prazo exigido pela justiça eleitoral. Ele pode solicitar o recurso ao Tribunal Regional Eleitora (TRE) até terça-feira.
Sandro de Souza Alves (PP) – candidato a vereador. Foi candidato em 2004 e não apresentou a prestação de contas dentro do prazo exigido pela justiça eleitoral. Ele pode solicitar o recurso ao Tribunal Regional Eleitora (TRE) até terça-feira.
Perci Meireles de Lima (PP) – candidato a vereador. Foi candidato em 2004 e não apresentou a prestação de contas dentro do prazo exigido pela justiça eleitoral. Ele pode solicitar o recurso ao Tribunal Regional Eleitora (TRE) até terça-feira.
Ivo Mafra (DEM) – candidato a vereador. Foi candidato em 2004 e não apresentou a prestação de contas dentro do prazo exigido pela justiça eleitoral. Ele pode solicitar o recurso ao Tribunal Regional Eleitora (TRE) até terça-feira.
Marco Antônio Martins (PRP) – candidato a vereador. Teve o registro de filiação partidária cancelada pelo TRE em processo administrativo. Ele pode solicitar o recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até terça-feira.