Sorteio definiu a ordem da veiculação das propagandas no primeiro dia.
Sorteio definiu a ordem da veiculação das propagandas no primeiro dia.

Tubarão

A coligação ‘Segue em Frente, Tubarão’, formada pelo PSDB, PP, PDT, PTB, PHS, PPS, PR, PV e PRB, terá o maior tempo de propaganda de rádio e televisão durante a campanha eleitoral deste ano na cidade: 12min02s. A divisão dos tempos foi definida ontem em uma reunião realizada entre representantes de coligações, emissoras de rádio e TV e a justiça eleitoral.

O cartório da 99ª zona eleitoral de Tubarão ficou responsável pela parte de propaganda deste pleito. A segunda coligação com maior tempo de propaganda é a ‘Viva Tubarão’, formada por PMDB, DEM, PTC, PRTB, PTdoB, PSL, PSB E PCdoB, com 11min17s. Já o PT, partido que concorre com chapa pura, ficou com 6min40s.

Os tempos são definidos de acordo com a proporção que cada partido ocupa na câmara dos deputados. “O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem um programa que calcula automaticamente os tempos. Nós inserimos os nomes dos partidos que compõem a coligação e o programa faz o cálculo”, explica a chefe do cartório eleitoral da 99ª zona eleitoral de Tubarão, Maria Silvana Neves.

As propagandas em rádio e TV têm início no dia 19 de agosto e seguem até o dia 2 de outubro. Os programas terão duração de 30 minutos e serão levados ao ar duas vezes ao dia, de segunda a sábado. Nos domingos, não há veiculação dos programas.

Em Tubarão, os partidos decidiram ainda que a propaganda das coligações proporcionais será feita em blocos. Ou seja, não serão intercalados os programas de partidos diferentes. “Isso facilitará o trabalho dos funcionários das emissoras, que montarão os programas em seqüência. Foi um acordo feito pelos partidos e emissoras”, revela Silvana. O tempo das coligações proporcionais dentro dos blocos será definida segunda-feira, em uma outra reunião.